FIEC e IEL Ceará apresentam soluções de desenvolvimento para prefeituras durante XI Seminário de Gestores Públicos

Soluções desenvolvidas pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) destinadas à apoiar o desenvolvimento dos municípios e dos  gestores públicos foram apresentadas no XI Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2023, na última terça-feira (06/05), no Centro de Eventos de Fortaleza. As oportunidades no segmento de energias renováveis também foram destacadas durante o painel “Gestão Pública Eficiente e Desenvolvimento Sustentável”. 

A explanação contou com a participação da Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes; do gerente do Observatório da Indústria da FIEC, Guilherme Muchale; do Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; da Coordenadora de Educação e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro; e do Analista de Trilhas e Carreiras do IEL Ceará, Marcelo Sobreira.

Entre os assuntos abordados estavam a importância da qualificação das pessoas no setor público e as soluções do IEL Ceará que podem apoiar os municípios a desenvolver seus servidores, a exemplo do Programa de Estágios e do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL). Os serviços, atualizados às necessidades do mercado e focados no desenvolvimento de competências essenciais, foram destacados por Dana Nunes.

"O Instituto tem um portfólio muito aderente às necessidades de mercado, e quando olhamos a nossa necessidade ela vai muito além de atender as empresas. Ela vai pela importância de atender os órgãos e as pessoas. Percebemos todas essas relações voltadas para as soft skills, porque sem a preparação das pessoas, a inovação nem acontece", disse.

"A gente sabe da necessidade da gestão pública ser cada vez mais eficiente, de otimizar recursos e que possam colocar as pessoas certas no lugar certo. Estruturamos um projeto 100% personalizado com temáticas que vão ajudar as lideranças a ter os melhores caminhos para tomada de decisão para ser mais eficiente", completou.

Guilherme Muchale, após a abertura de Dana Nunes, falou sobre a plataforma de inteligência desenvolvida pelo Observatório da Indústria especialmente para os municípios cearenses. A plataforma permite monitorar indicadores sociais, econômicos, demográficos, entre outros, e possibilita que os gestores façam um planejamento assertivo, de acordo com a realidade e necessidade dos municípios, garantindo mais desenvolvimento social e econômico.

Gestão de pessoas

Essa visão personalizada foi reforçada por Lourena Cordeiro, que enalteceu a capacidade do IEL Ceará de adequar as suas soluções às necessidades dos clientes e estruturar um Programa de Desenvolvimento de Líderes focado nas especificidades da gestão pública. Ela ainda ressaltou o impacto positivo que uma gestão de pessoas eficiente pode ter nos resultados das prefeituras ou de qualquer órgão público.

"O IEL Ceará assume um protagonismo importante no sentido de oferecer à gestão pública uma solução que traz um olhar cuidadoso para a realidade das lideranças no serviço público. É preciso trazer à luz o entendimento de que tudo nas organizações, em alguma medida, se processa por meio das pessoas. Dos gestores, de modo geral, são requeridas não somente competências técnicas, mas, especialmente, competências gerenciais e comportamentais e é isso que o nosso programa desenvolve”, observou.

A atuação focada no desenvolvimento de pessoas e carreiras do IEL Ceará também foi enaltecida por Marcelo Sobreira, que destacou o impacto do Programa de Estágio para as economias municipais. "Quando o IEL Ceará pensa em estágio, ele não pensa só em número de inserção de estudantes em empresas e municípios, mas sim em capacitar constantemente, através de vários programas que temos, como o Indústria de Talentos, Orientação de Carreiras, Integrar IEL. O IEL Ceará não é um mero recrutador de estagiários. Ele desenvolve esses estudantes para que eles possam crescer e contribuir com as prefeituras", disse.

Hidrogênio verde e energias renováveis

Os gestores públicos também puderam escutar sobre o retorno de investimentos que poderá ser gerado aos municípios a partir do setor de energias renováveis. Segundo Jurandir Picanço, além de promover investimentos no Estado, o novo setor de hidrogênio verde poderá impulsionar a geração de emprego e renda nos municípios a partir de aportes para projetos de energias solar e eólica.

"O hidrogênio verde é um vetor para as energias renováveis. O importante é a produção de energia renovável que vai ter, os projetos solares e eólicos que estarão nos municípios, gerando emprego e renda. Naturalmente, isso é o que esperamos porque o Ceará e o Nordeste estão chamando a atenção do mundo todo", disse.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA