Dia Mundial sem Tabaco: responsável por 160 mil óbitos por ano no Brasil, tabagismo tem tratamento

Desde 1987, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove ações de conscientização sobre os riscos do tabagismo, quando instituiu o dia 31 de maio como Dia Mundial sem Tabaco. O alerta vai muito além do hábito de fumar e chega à reflexão sobre o cultivo do tabaco e os prejuízos à saúde das pessoas envolvidas na produção de cigarros e de quem convive com fumantes.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2020) mostram que, em apenas um ano, mais de 160.000 pessoas morrem por doenças causadas ou relacionadas ao tabagismo, no Brasil. Os custos anuais do Sistema de Saúde com danos produzidos pelo cigarro ultrapassam os R$ 125 bilhões. Uma pesquisa recente, realizada pela empresa biofarmacêutica AstraZeneca, concluiu que 40% dos brasileiros fumantes consomem 11 cigarros ou mais, todos os dias.

“O tabagismo causa sérias consequências à saúde do indivíduo, como câncer (de pulmão, boca, intestino entre outros tipos), hipertensão, infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e as doenças pulmonares (enfisema e DPOC). Além do cigarro tradicional, hoje estamos diante de um novo vilão, fantasiado de bom moço, que é o cigarro eletrônico. Este, por sua vez, também apresenta malefícios”, reforça a Supervisora de Serviços de Saúde do SESI Ceará, Kelma Mayara Pinheiro Almeida.

Apesar de serem proibidos no Brasil, os cigarros eletrônicos continuam sendo comercializados ilegalmente - um risco à saúde dos consumidores. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, há mais de 2 mil substâncias químicas presentes nos famosos “vapes”. Eles também viciam e causam câncer.

Além das estatísticas comuns ao uso do tabaco, há também a preocupação com a saúde de quem atua na cadeia produtiva do tabaco. A campanha da OMS reforça a importância de redirecionar a mão de obra envolvida neste setor para o cultivo de alimentos, como forma de combater a crise alimentar mundial.

Como prevenir o tabagismo e cuidar da saúde

É possível vencer o vício em cigarros, com ajuda profissional adequada. Segundo Kelma Almeida a rede SESI Ceará está pronta para incentivar as pessoas a ter uma vida mais saudável. “O SESI oferece vários serviços que podem auxiliar na luta contra o tabagismo. Disponibilizamos as Clínicas de Saúde no estado do Ceará, onde oferecemos consultas especializadas com preços acessíveis (cardiologista, clínico geral, psiquiatria e psicologia), e contamos com um amplo serviço voltado para práticas de atividade física (academia, natação e hidroginástica)”, explica.

No caso da psicologia, por exemplo, a frequência em sessões de terapia são um recurso poderoso na luta contra qualquer vício. É o que explica a Psicóloga do SESI Ceará, Patrícia Marinho. “A Psicologia Baseada em Evidências Científicas, através de muita pesquisa, comprovou o uso da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para a redução dos vícios em cigarro e no álcool. Esse tratamento é feito em encontros semanais entre psicólogo e paciente que, colaborativamente, decidem juntos o que será trabalhado em cada sessão. É preciso também empenho e atitude do paciente, através de um plano de ação; o processo exige cerca de um ano para que a mudança de comportamento seja percebida”.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos serviços do SESI Ceará. Para obter mais informações sobre as clínicas ou as atividades esportivas oferecidas nas unidades, basta entrar em contato pelo número (85) 4009-6300 ou acesse o site das SESI Clínicas para ter acesso à lista de serviços médicos e exames, clicando AQUI.

Veja onde estão as SESI Clínicas no Ceará:

FORTALEZA
? Centro - Av. Padre Ibiapina, 1449 (veja no mapa)
? Parangaba - Av. João Pessoa, 6754 (veja no mapa)

MARACANAÚ
? Distrito Industrial - Av. do Contorno, 1103 (veja no mapa)

SOBRAL
? Campos Velhos - Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003 (veja no mapa)

JUAZEIRO DO NORTE
? Pirajá - Rua José Marrocos, 2265 (veja no mapa)

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA