SENAI Ceará discute migração em seminário no SESI SENAI Parangaba

Nesta quinta-feira, 25/05, o SENAI Ceará promoveu, no SESI SENAI Parangaba, o seminário ‘Sensibilização das empresas para contratação de migrantes’.

De acordo com a Gerente de Educação do SENAI, Sônia Parente, a discussão desse tema é fundamental para promover o avanço na promoção da dignidade humana. “Não podemos estar alheios ao padecimento de milhões de famílias que, por estarem longe de casa, por circunstâncias completamente adversas, precisam de apoio para recomeçar a vida. O SENAI Ceará os vê como pessoas completamente capazes de se reinserirem profissionalmente. Por isso, a importância deste evento”, disse Sônia.

O seminário contou com a participação de colaboradores do Departamento de Recursos Humanos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), além de representantes do Sine IDT das unidades de Fortaleza e Maracanaú, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), executivos das empresas Vicunha e Cialne e integrantes da Pastoral Migrantes.

Na ocasião, o Coordenador de Projetos da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Eugênio Guimarães, falou sobre a Lei de Migração, apontou os documentos necessários para que o procedimento seja feito de forma correta e como as empresas podem recrutar os colaboradores de outros países. “Precisamos nos conscientizar sobre a realidade da migração no Brasil e pensar sobre a responsabilidade social das empresas. Ao mesmo tempo, queremos enfatizar o nosso repúdio à cultura da xenofobia, infelizmente tão presente em vários países", ressaltou.

“A ideia do SENAI Ceará, através do Programa SENAI de Ações Inclusivas, PSAI, é mobilizar e conscientizar as indústrias sobre a necessidade de contratação dos migrantes e, dessa forma, garantir os direitos deles”, acrescentou o Especialista educacional do SENAI Ceará, Douglas Carioca.

Douglas reforçou ainda que o SENAI Ceará tem mantido contato com a Organização Internacional de Migrantes (OIM), além de se reunir, com frequência, com executivos de empresas e indústrias para que as respectivas unidades absorvam os migrantes.

Já a Analista de Recrutamento e Seleção da Vicunha de Maracanaú, Dayana Oliveira, disse que a empresa deu um passo importante no sentido de contemplar a mão de obra de fora do país. “Estamos predispostos a propiciar uma integração cultural e profissional cada vez mais rica, de modo que, tanto a Vicunha, quanto os nossos futuros colaboradores, possam crescer não só profissionalmente, mas, sobretudo, do ponto de vista humanitário. Esse seminário, portanto, é um excelente ponto de partida", frisou.

O encontro foi um momento marcante para a venezuelana Yulmary Vargas, de 23 anos. Com dois filhos, ela está buscando uma vaga no mercado de trabalho. “Sei costurar, tenho noções de informática e sonho também em empreender”, ressaltou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA