Em visita ao Ceará, representantes da CNI conhecem o Programa de Compliance da FIEC

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta quarta-feira, 10/05, a visita do Gerente Executivo de Articulação e Desenvolvimento do Compliance, Ualger Luiz Lourenço da Costa, e do Superintendente de Compliance e Integridade, Osvaldo Borges Rego Filho, ambos da Confederação Nacional da Indústria. Os representantes vieram conhecer o Programa de Compliance da FIEC, assim como demais iniciativas que têm garantido maior celeridade, segurança e assertividade aos processos conduzidos dentro da Federação, nas áreas de LGPD, Planejamento, Auditoria e ESG.

Lívia Sales, Gerente de Compliance da FIEC, recepcionou o grupo e lhes apresentou o Programa de Compliance, criado em 2021, através da Portaria nº 014/2021. O programa busca garantir a conformidade com relação ao cumprimento das leis, das normas e regulamentos internos, em especial no que concerne às diretrizes da legislação Anticorrupção. Além disso, visa fortalecer e implementar medidas que busquem garantir a realização de ações e atividades com ética, transparência e segurança.

O grupo pôde conhecer também a atuação da Ouvidoria, que visa aprimorar a comunicação nas relações entre os colaboradores e a gestão, clientes e o Sistema FIEC, com a finalidade de traçar estratégias mais assertivas e trabalhar para a melhoria da gestão. Vivian Albuquerque, Encarregada pelo Tratamento de Dados Pessoais do Sistema FIEC, apresentou as diversas ações que compõem as iniciativas da Ouvidoria, destacando que não trata-se “só de um treinamento”, mas sim de “um plano de comunicação”.

A área de Auditoria Interna (AUDIN) foi apresentada ao grupo por Hélio Soares, Gerente de Auditoria Interna do Sistema FIEC, e pelos Auditores Internos Carlos Henrique Felix e Helton Silva. De acordo com o Gerente, o foco do Sistema FIEC é, hoje, a auditoria de risco e a prevenção.

Débora Costa, Gerente de Planejamento do Sistema FIEC, também falou ao grupo sobre as ações desenvolvidas no âmbito do setor de Planejamento, que gerencia os processos do sistema, com foco na mudança organizacional e no desenvolvimento institucional nos aspectos de modernização de métodos e processos de trabalho. Nos últimos anos, a Gerência de Planejamento (GEPLA) alcançou resultados expressivos com a automatização de processos da Federação, utilizando a ferramenta de gestão Pipefy.

Um dos pontos destacados durante a visita foi a importância da integração entre todas essas áreas no Sistema FIEC. As frentes de trabalho desempenham suas funções de maneira articulada e conjunta, buscando uma atuação que envolva os múltiplos setores necessários. Sobre essa realidade, Lívia Sales, Gerente de Compliance da FIEC, comentou que “aqui [no Sistema FIEC], podemos dizer que realmente trabalhamos de forma integrada”.

Ualger Luiz Lourenço da Costa, Gerente Executivo de Articulação e Desenvolvimento do Compliance, destacou a relevância dada aos temas por parte da FIEC. “Vocês dispõem de ferramentas muito boas, uma estrutura profissional para coletar, armazenar e tratar dados. A casa dá importância para isso. Se não fosse, não teria essa disponibilidade de ferramentas”, pontuou. “E um trânsito eletrônico desses, envolvendo Planejamento, Compliance, gera uma robustez de acompanhamento, monitoramento e geração de evidências de ouro lá no final do processo. Vocês estão em um caminho fantástico”, concluiu.

Osvaldo Borges Rego Filho, Superintendente de Compliance e Integridade, reforçou a mensagem do Gerente Executivo. “Nós temos rodado o Brasil inteiro – os grandes, os pequenos, cada um com a sua característica, porque isso é um fator muito importante –, [...] mas vocês estão muito, muito bem”, pontuou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA