FIEC participa de assinatura de parceria para criação de corredor de hidrogênio verde entre Ceará e Holanda no Porto do Pecém

O Diretor Regional do SENAI e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, esteve presente e assinou os acordos para a criação do Corredor de Hidrogênio Verde (Green Hydrogen Corridor) e, entre o Porto do Pecém e o Porto de Roterdã, e da Parceria de Portos Verdes (Green Ports Partnership), entre o Ceará e os Países Baixos. Ele representou o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, no evento, que foi realizado no Porto Pecém do Pecém nesta quarta-feira (10/05).

Os projetos deverão criar um corredor de suprimentos para as indústrias do setor do hidrogênio verde, conectando a cadeia produtiva do Ceará à da Holanda. O objetivo é atender a demanda dos Países Baixos e de outras regiões da Europa a partir do Porto do Pecém. Estiveram na solenidade o Governador do Ceará, Elmano de Freitas; o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; o Presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueiredo; além do Primeiro-ministro do Reino dos Países Baixos, Mark Rutte; e outras autoridades e executivos.

Representantes de grandes empresas que estão desenvolvendo projetos relacionados ao hidrogênio verde no Ceará, como Fortscue, AES Brasil, Casa dos Ventos, Qair Brasil, Nexway, Havenbedrijf Rotterdam e EDP Brasil, também estiveram presentes.

Sobre a assinatura dos acordos, o Superintendente Regional do SESI Ceará destacou o papel de impulsão dos negócios indústrias no Estado, que é desempenhado pela FIEC, com foco também na atuação em prol do aproveitamento do potencial do hidrogênio verde e da atração de empresas do setor para o Estado, pautas fortemente defendidas pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e pelo 1º Vice-Presidente, Carlos Prado. Paulo André reforçou ainda as iniciativas de qualificação de pessoas e empresas desenvolvidas pela FIEC. 

Outro ponto destacado pelo Diretor foi o trabalho de inteligência de dados desempenhado pelo Observatório da Indústria da FIEC, que vem dando apoio relevante a empresas que já atuam no Ceará ou ainda estão prospectando investimentos ou novos acordos comerciais no estado.

"O ponto alto da assinatura deste projeto é que temos, dentro do nosso escopo da Federação, uma importância muito alta para encontrar caminhos para a qualificação profissional para as empresas que irão se instalar no Porto do Pecém. Iremos promover inovação e novas tecnologias e precisamos falar que a Federação é um indutor para as empresas se instalarem aqui, em parceria com o Governo do Estado, empresários e a academia", disse Paulo André.

"Está assinatura deixa claro o papel da FIEC, liderada pelo Presidente Ricardo Cavalcante, em buscar facilitar a vida dos industriais provendo Educação de Qualidade, Inovação, soluções de saúde e segurança e dados estrategicos", completou.

Já o Governador Elmano de Freitas destacou a forte relação comercial que vem sendo construída entre empresas e administração pública do Ceará e da Holanda. A parceria entre o Porto do Pecém e o Porto de Roterdã e as iniciativas de impulsão do setor de hidrogênio verde foram ressaltados pelo Chefe do Executivo estadual.

“Reconhecemos a Holanda como uma das grandes protagonistas, na Europa e no mundo, nessa luta global para diminuir a emissão dos gases do efeito estufa. O corredor marítimo e a parceria fortalecem o Porto do Pecém como porta de entrada e saída de hidrogênio verde para o Brasil e o mundo. O hidrogênio verde permitirá o aumento da produção da energia eólica e solar”, disse o Governador.

A assinatura dos acordos também foi transmitida na na World Hydrogen Summit 2023, uma das principais feiras de hidrogênio verde do mundo, que está sendo realizada em Roterdã até a próxima quinta-feira (11/05).

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA