FIEC recebe palestra com o tema “Energias Renováveis e Mobilidade Sustentável”

Nesta segunda-feira (08/05), aconteceu a palestra “Energias Renováveis e Mobilidade Sustentável” na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Na ocasião, o professor Tiago Farias, integrante do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico de Lisboa, apresentou a temática e Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC, atuou como moderador.

“Portugal tem sido um exemplo para o mundo na busca da descarbonização com uma energia mais limpa e o professor, com o conhecimento que adquiriu na Europa, irá compartilhar essa experiência tão importante conosco. Agradeço também a presença do Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda”, declarou Jurandir Picanço.

Tiago Farias destacou o uso de fontes de energia limpas como forma de tornar a mobilidade nas grandes cidades não só uma alternativa mais sustentável, como também mais ágil e econômica. O segredo estaria na utilização do hidrogênio verde em transportes coletivos ou compartilhados, como ônibus, bicicletas e triciclos. Já em relação aos veículos individuais, uma boa alternativa seriam carros movidos a baterias elétricas.
“Quando eu estive na Sessão Portuguesa do Hidrogênio, há vinte anos, vi um potencial muito grande para alavancar o hidrogênio como energia para o transporte urbano. Era um mercado insano, mas acabou perdendo a sua força na época. Já, em 2023, esse tipo de energia está sendo trabalhado novamente em várias regiões do globo, especialmente na área de sustentabilidade. Assim, é importante pensar na relação entre essa energia e a mobilidade para criar novas possibilidades para o futuro”, disse o professor.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA