Sondagem Industrial: empresários cearenses estão mais propensos a investir, mas carga tributária ainda é empecilho

Os industriais cearenses estão mais propensos a investir nos próximos 6 meses, conforme a Sondagem Industrial. O levantamento realizado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), no entanto, apontou que os empresários estão sentindo uma maior dificuldade de acesso ao crédito e apontando a elevada carga tributária do país como principal empecilho para desenvolvimento dos negócios.

O estudo também revela um cenário um pouco distinto entre os mercados cearense e brasileiro. Os empresários do estado indicaram uma elevação relacionada à intenção de investimentos em abril frente a março, com 64,6 pontos. O dado representa alta de 3,6 pontos na comparação mensal.

Já os empresários brasileiros não indicaram alterações, representados pelos mesmos 53,6 pontos entre março e abril deste ano.

Em relação aos principais problemas no cenário econômico brasileiro no primeiro trimestre de 2023, os empresários apontaram, com 32,9%, a elevada carga tributária como primeiro lugar. A demanda interna insuficiente apareceu em segundo, com 29% das respostas, e a falta ou alto custo de matéria-prima ficou em terceiro, com 27,6%.

O estudo completo pode ser conferido clicando AQUI!

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA