SESI Ceará e Prefeitura de Cascavel celebram parceria dos projetos Fábrica de Robôs, Cultura Maker e EJA

Na manhã desta sexta-feira (05/05) o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, participou da Solenidade de Celebração da Parceria Institucional do Município de Cascavel com o SESI Ceará. O evento, realizado em Cascavel, por meio da Secretaria da Educação, celebrou a aquisição de três produtos educacionais do SESI Ceará: “Fábrica de Robôs, Cultura Maker e EJA.

Estiveram presentes o Prefeito de Cascavel, Tiago Ribeiro; a Vice-Prefeita Ana Paula Vila Real; a Deputada Estadual Luana Ribeiro; o Secretário Municipal Da Educação, Professor Cleiton Pereira; o Secretário Municipal de Obras, Eduardo Florentino Ribeiro; o Coordenador de Educação do SESI Ceará, Paulo Roberto da Silva; o Diretor Escolar do SESI Ceará, Anderson Liberalino Machado; entre outras autoridades.

“Eu faço parte de uma família de educadores e hoje estou muito feliz de estar aqui vendo esta belíssima gestão voltada para o futuro, que pensa na educação do município e no desenvolvimento por meio da ferramenta que é a educação, promovendo a cidadania, a inclusão e a distribuição de emprego e renda da região. Que este seja um exemplo para outras prefeituras” declarou Paulo André Holanda.

O Projeto Fábrica de Robôs está inserido dentro da Robótica Educacional e é um método de aprendizagem focado na pesquisa, descoberta e construção de protótipos que pensem em resolver problemas do cotidiano, além da introdução de novos conhecimentos. Dez escolas municipais irão receber este projeto, atendendo um total de 300 alunos.

Já o Programa de Cultura Maker, termo derivado do inglês que significa “fazer”, é centrada no conceito de “mão na massa” e é cada vez mais importante para o enriquecimento e inserção de novos conhecimentos para jovens estudantes.  No total serão atendidos mais de 2500 alunos em todas as sete escolas do município.

A Nova EJA busca elevar a escolaridade de jovens e adultos com uma metodologia mais adequada às suas necessidades. Para isso, em Cascavel os professores do município irão passar por formações e assessorias, trabalhando na construção de metodologias do programa, considerando as especificidades desse público, como a flexibilidade no ritmo de aprendizagem e a valorização das experiências prévias. No total espera-se que mais de 500 alunos se matriculem no programa, em 20 escolas participantes.

“A nossa parceria com o SESI Ceará faz parte das inúmeras ações que a Prefeitura faz para a educação e o desenvolvimento do município, visando atender todas as faixas etárias e não só os jovens. Nosso objetivo é alcançar ainda mais estudantes e capacitar professores”, disse Tiago Ribeiro.

O SESI Ceará busca constantemente evoluir e inovar para contribuir com o desenvolvimento de municípios. Uma das estratégias adotadas é sair dos seus muros e expandir sua atuação para além das escolas, colaborando com os municípios e gerando oportunidades.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA