SENAI Ceará alcança mais uma patente junto ao INPI

O SENAI Ceará teve mais um pedido de patente concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Trata-se do “Sistema de entrelaçamento de cordões”, que tem foco em solucionar a falta de padronização do entrelaçamento de cordões em linha de produção de redes com uma solução industrializada. 

O pedido foi feito, há 7 anos, pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do SENAI Ceará. O projeto é resultado da união de esforço entre empresas parceiras. Na época do desenvolvimento, com a finalidade de melhorar as condições ergonômicas e aumento da produtividade do processo produtivo de fabricação de redes de dormir, a Empresa Ramalho Têxtil buscou obter um sistema automatizado de empunhamento de redes.

O processo era realizado de forma totalmente manual, produzindo condições ergonômicas adversas, com grande potencial de doenças ocupacionais, além da baixa produtividade. Em parceria com o SENAI Ceará, a tecnologia foi desenvolvida, e resultou na carta patente em questão. O produto encontra –se em um grau de maturidade 4 e os parceiros pretendem seguir com o desenvolvimento para tornar a tecnologia ainda mais produtiva.

A notícia foi comemorada pela Consultora do SENAI Ceará, a advogada Ronara Marques. “A concessão representa a proteção legal e determina que os produtos e serviços desenvolvidos pelas indústrias e empresas só possam ser explorados por elas mesmas, por um intervalo de tempo, estipulado por lei”, ressaltou.

Desde 2014, o SENAI Ceará tem acompanhado as produções tecnológicas desenvolvidas pelas indústrias do Estado. De lá para cá, vinte e sete pedidos de concessão de propriedade intelectual já foram encaminhados para o INPI, entre patentes e registros de programas de computador. Desse total, dez já foram aprovados, resultando em um aproveitamento de mais de 30%.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA