O exemplo da Alimempro na pauta ESG

A solenidade de entrega do selo ESG-FIEC para mais quatro empresas foi um sucesso. A cerimônia festiva ocorrida, na semana passada, na Casa da Indústria, simbolizou o alinhamento das empresas Cerâmica Brasileira Cerbras LTDA, Solar Coca-Cola e Qair Brasil Participações S.A e Alimempro Produtos Processados Ltda às práticas mais atualizadas de ESG, em escala internacional.

Das quatro homenageadas, a Alimempro é a primeira empresa de pequeno porte, apoiada pela parceria da FIEC, através do Núcleo de Convênios e Parcerias, NUCOP, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que atingiu os critérios do Programa ESG da FIEC atendendo, dessa forma, às normas relacionadas ao meio ambiente, à responsabilidade social e transparência na gestão, fato que carrega uma forte carga simbólica. “A criação do Núcleo ESG por parte do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, Ricardo Cavalcante, do Vice-Presidente, Jaime Belicanta e do Diretor Financeiro, Edgar Gadelha traz a mensagem de estímulo a centenas de outras empresas, que também tem todas as possibilidades de aderirem a padrões atualmente exigidos no mercado, no tocante a Sustentabilidade e com apoio na implementação do programa ESG”, disse a Coordenadora do Núcleo ESG, Alcileia Farias.

A Alimempro

Localizada em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, a empresa é especializada no serviço de beneficiamento do alho roxo nobre, produto exclusivo do solo brasileiro e considerado um dos melhores alhos do mundo por sua alta concentração de Alicina e vitaminas.

Com vinte anos de atuação no mercado, a empresa já recebeu as mais conceituadas certificações internacionais de segurança a alimentar, entre elas, a FSSC 22000, considerada por especialistas como a mais robusta do mundo.
Preocupada em atender as demandas ESG, a Alimempro possui placas fotovoltaicas para geração de energia limpa, além de realizar outras ações como captar agua da chuva e do lençol freático; promover o sistema de compostagem e reciclar os resíduos sólidos.

O Sócio-Diretor da Alimempro e Presidente Sindialmentos, Isaac Matos Bley, agradeceu o Presidente da FIEC Ricardo Cavalcante e atribuiu o recebimento do selo ESG-FIEC como um reconhecimento pela prestação de serviço da empresa nos últimos anos. “As práticas ESG são o nosso prisma e nos satisfazemos, quando proporcionamos empregabilidade para os nossos colaboradores, o que reforça a nossa responsabilidade social, com a geração de renda e, como consequência, com o desenvolvimento econômico da comunidade vizinha. Nós também estendemos os nossos serviços em ações sociais em datas comemorativas junto à comunidade local e núcleos sociais existentes no entorno da empresa, que é uma interessante forma de nos relacionarmos o ano inteiro. Bom destacar que nós atuamos firmemente para o desenvolvimento e qualificação dos nossos colaboradores”, disse.

A exemplo das práticas realizadas pela Alimempro é fácil perceber que o Programa ESG FIEC veio para impulsionar o desenvolvimento das indústrias locais, em especial das micro e pequenas indústrias, que são a larga maioria do contexto industrial do Ceará. O Núcleo ESG-FIEC está a disposição para atuar junto as indústrias dentro das temáticas que abrangem a agenda da Sustentabilidade Corporativa.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA