Sistema FIEC oferece programação especial para seus colaboradores e o público em geral em comemoração ao Dia do Trabalhador

As comemorações promovidas pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) em alusão ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1° de maio, movimentaram públicos de diversas idades com uma diversificada programação no último sábado, 29/04. Com atividades realizadas na capital, Fortaleza, e em Sobral e Juazeiro do Norte, os funcionários do Sistema FIEC, seus familiares e o público em geral puderam desfrutar de oficinas diversas; serviços de saúde; atividades esportivas; ações educativas e de inserção no mercado de trabalho.

A programação da capital aconteceu na unidade do SESI Parangaba, do período de 9h às 12h. “Nosso Presidente, Ricardo Cavalcante, nosso Superintendente do SESI e Diretor Regional do SENAI, Paulo André Holanda, e nossa Superintendente do IEL, Dana Nunes, não poderiam deixar de proporcionar um momento especial para os trabalhadores, fortalecendo o S do ESG, a parte social, que é fundamental para nós. Então temos hoje aqui uma série de atividades recreativas, esportivas, relacionadas à promoção da saúde e a diversos outros temas, justamente para comemorar e trazer esse cuidado com as nossas pessoas, com a nossa sociedade”, explicou Veridiana Sales, Gerente da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria.

Os serviços oferecidos pelas casas na ocasião abrangeram públicos de diversas idades. “Nós temos aferição de pressão, glicemia, medição de massa corpórea, exame de vista, aplicação de flúor, foco na saúde da mulher, e temos a orientação também com a nossa nutricionista”, contou Maryca Medeiros, promotora de vendas da FIEC. “Temos também o IEL Ceará oferecendo orientação e cadastro de currículos, divulgação de processos seletivos e divulgação de vagas de estágio”, complementou.

As oficinas ofertadas tiveram foco na produção de alimentos, em tecnologia e em imagem no ambiente de trabalho. Uma das ações permitia que as pessoas aprendessem mais sobre técnicas de segurança para o trabalhador com o professor do SENAI Centro, Coracy Monteiro. “Estamos trabalhando junto às indústrias para mostrar aos trabalhadores os fatores de risco quanto a trabalho em altura, espaço confinado, porque o índice de acidentes é muito grande, mas com a colaboração do SESI e SENAI nas indústrias, a gente tem desenvolvido um trabalho para evitar acidentes e diminuir as estatísticas”, explicou o professor.

Cícero de Sousa, aluno da academia SESI, aproveitou as ações do Dia do Trabalhador e estava aprendendo com o professor Coracy sobre nós de segurança e ancoragem e o sistema de vantagem para acesso a espaços confinados. Para ele, o evento permitiu conhecer de forma mais aprofundada os serviços da FIEC. “Estão de parabéns. Eu sou aluno da academia e frequento de segunda à sexta. Fui chamado para o evento e resolvi vir para interagir, e estou achando incrível a alegria dos trabalhadores. Todos que eu abordei aqui hoje foram muito cordiais, me falaram com alegria e espontaneidade”, comentou.

Janaína Araújo, do SENAI Parangaba, vê os eventos do Dia do Trabalhador como uma chance de interação com os demais funcionários do Sistema FIEC. “Já passei hoje por diversas ações aqui. É sempre muito bom, porque o Sistema sempre está focando no bem-estar do colaborador e essa ação é muito boa. Traz os colaboradores de outras casas, de outras unidades, e é sempre muito bom recebê-los”, pontuou. Eveline Moreira, atendente da Clínica SESI Parangaba, destacou as ações voltadas ao público mais jovem. “A minha filha me acordou às 5h da manhã dizendo que já estava pronta para vir, porque foi divulgado na escola, porque ela estuda aqui, no SESI SENAI, que iria ter esse evento e ela já estava contando os minutos para vir. Assim que a gente chegou ela já veio olhar tudo o que tinha”. Ivika, filha de Eveline, contou que o que mais lhe chamou a atenção foram as ações de robótica e a biblioteca, que, segundo ela, “é enorme”. “Eu amei os trabalhos e amei o picolé também”, disse entre risos.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA