Sete novos projetos são selecionados para o SESI Tech, com foco em soluções para a área de Saúde e Segurança do Trabalhador

O 4º ciclo do Edital de Inovação SESI Tech selecionou sete novos projetos para receber o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do SESI Ceará, no desenvolvimento de produtos, bens ou processos inovadores com foco na promoção de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST), aplicados às demandas industriais. As empresas selecionadas foram: Fosfatec Indústria e Comércio, Marinho Oliveira Participações, Cabral e Sandres, OK Energy, Cambui Online, David Guabiraba Abitbol de Menezes e Orango Digital Treinamento e Desenvolvimento.

Nesta quinta-feira, 27/04, foram assinados os contratos com as empresas no Habitat de Inovação, localizado no Instituto SENAI de Tecnologia (IST), onde também encontra-se o Centro de Inovação do SESI (CIS), na cidade de Maracanaú. “A gente apoia a inovação para indústrias aqui do nosso estado e startups de todo o Brasil. Hoje a gente está fechando um ciclo de prospecção de projetos, então a gente tem algumas empresas que estão aqui de forma presencial, outras de forma virtual, para fazermos a assinatura desses contratos”, explicou Carlos Egberto, Gerente do IST e do CIS.

Entre os projetos a serem desenvolvidos por meio do SESI Tech, há iniciativas de telemedicina, redução de acidentes em obras e automação de máquinas para reduzir riscos aos funcionários, além de incentivo à prática de atividades físicas nas empresas, tudo com foco em SST.

Na ocasião, IST e CIS também promoveram uma de suas tradicionais Pílulas de Inovação, bate-papos com especialistas sobre temas voltados ao universo da inovação. “Todo mês a Pílula da Inovação traz uma nova abordagem, um tema que esteja em alta e que venha a ajudar tanto nos nossos negócios quanto no impulsionamento da indústria, trazendo essa questão da inovação”, contou Camila Forte, Coordenadora de Projetos Especiais do IST.

A pílula do mês de abril teve como temática o ESG – da aplicação à prática, e contou com a participação de Emanuelly Oliveira, Fundadora e CEO da Social Brasilis, projeto que desenvolve jovens para atuar na indústria 4.0; de Magda Maya, Estrategista em Sustentabilidade e doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, e Igor Ary Juaçaba, cofundador do Winds for Future, o maior festival de inovação e sustentabilidade da América Latina.

Os convidados discutiram sobre o que corresponde, de fato, ao ESG e sobre como a temática coloca a consciência dos impactos ambientais e sociais das atividades industriais como algo necessário para o funcionamento e a sustentabilidade das próprias indústrias.

Confira a lista com os novos projetos selecionados pelo SESI Tech:

Aplicação da tecnologia 4.0 para otimização e ergonomia na indústria alimentícia
Empresa: Fosfate Indústria e Comércio
Descrição: Desenvolver uma linha de produção utilizando a tecnologia 4.0 para automatizar o processo e promover a melhoria contínua dos produtos fabricados e a redução de riscos para os trabalhadores, aumentar a produtividade e a eficiência da planta industrial.

Automação em máquinas de raspagem em pneus agrícolas e Off The Road
Empresa: Marinho Oliveira Participações
Descrição: Automatização de máquinas de raspagem de pneus agrícolas e off the road para diminuir o contato do operador com fragmentos de borracha.

Mascotfit
Empresa: Cabral e Sandres
Descrição: Desenvolvimento mobile de gamificação para prática de atividade física nas empresas.

Inteligência artificial & segurança
Empresa: OK Energy
Descrição: Desenvolver soluções com IA para reduzir riscos associados à segurança e saúde na indústria, para auxiliar o setor de produção/expedição na alocação de carga nas docas.

Centro de Capacitação e Treinamento VR Cambuí
Empresa: Cambuí Online
Descrição: Ferramenta de treinamento e simulação para promoção da saúde e prevenção de acidentes utilizando realidade virtual e aumentada (Metaverso).

Prevenção de acidentes nos canteiros de obra da construção civil
Empresa: David Guabiraba Abitbol de Menezes
Descrição: Desenvolvimento de um wearable e sistema de gerenciamento para o monitoramento de pessoas próximas às regiões de risco potencial de acidentes presentes em canteiro de obras.

Telemedicina nas escolas
Empresa: Orango Digital Treinamento e Desenvolvimento
Descrição: Desenvolver um aplicativo de telemedicina para escolas que permita catalogar e gerenciar dados de saúde dos alunos, além de oferecer atendimento médico remoto.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA