IEL Ceará recebe visita técnica de equipe do IEL Maranhão e compartilha boas práticas

Atuando em prol do fortalecimento e da integração do Instituto Euvaldo Lodi a nível nacional, o IEL Ceará recebeu nesta quarta-feira (26/04), na Casa da Indústria, em Fortaleza, uma visita técnica da equipe do IEL Maranhão, formada pela Coordenadora Regional do Instituto, Michele Frota do Vale; o Coordenador de Comunicação da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Leonardo Sampaio; a Assessora Técnica do IEL Maranhão, Isabelle Rabelo; e a Psicóloga do IEL Maranhão, Ana Sanyele. Esta é a segunda visita técnica de outros institutos que o IEL Ceará recebe na semana – na segunda-feira (24/04), foi a vez do IEL Paraná conhecer de perto as ações que vêm sendo realizadas aqui.

A Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, recepcionou o grupo e realizou uma apresentação geral do Instituto, com foco nas mudanças e nos resultados alcançados desde o início desta gestão, em 2019. Dana destacou que o sucesso do IEL Ceará tem estreita relação com a confiança e liberdade depositadas pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, na casa, além de representar o esforço e trabalho desempenhados pela equipe que, apesar de “enxuta”, faz do IEL Ceará uma referência nacional. “A nossa força começa com o nosso presidente. [..;] A realidade de muitas federações [da indústria] é que o IEL não é priorizado. Hoje, o IEL Ceará é priorizado. O Presidente Ricardo [Cavalcante] acredita no que nós temos a oferecer e defende o IEL, o que faz toda a diferença no nosso trabalho e nas nossas entregas”, contou.

Dana fez uma retrospectiva de medidas tomadas pelo IEL Ceará e pelo Sistema FIEC como um todo que contribuíram para que o Instituto passasse por uma “virada de chave”, que lhe garantiu a posição de referência hoje alcançada. O foco em inovação e tecnologia, a liberdade para dar prosseguimento a processos de forma menos burocrática e mais célere, a elaboração de uma estrutura comercial, com ênfase no “marketing verdadeiro e bem-feito”, e a busca por oferecer a realidade que o mercado pede atualmente foram alguns dos pontos destacados pela Superintendente, assim como o processo de transformação digital, ao qual a FIEC foi a primeira Federação da Indústria do país a aderir.

A Coordenadora Regional do IEL Maranhão, Michele Frota do Vale, explicou que o foco da visita foi compreender como o IEL Ceará conseguiu se reposicionar nos últimos anos e buscar parcerias para o desenvolvimento de ambos os institutos. “Vocês são realmente referência mesmo, para todas as federações, e inclusive para estados que no passado eram considerados mais avançados. Essa automatização, de processos, de inovação, é algo que estamos com esse intuito também lá [no Maranhão], porque nossos processos ainda são muito manuais, e a gente acaba perdendo um tempo que poderia ser usado para o desenvolvimento em algo que é básico”, pontuou.

A reestruturação realizada no IEL nesta gestão, que implantou maior foco no mercado e priorizou a comunicação para a construção de reputação, também foram destacados na conversa. O Coordenador de Comunicação da FIEMA, Leonardo Sampaio, aproveitou a viagem da Superintendente do IEL Maranhão ao estado para vir também e compreender de perto as práticas do IEL Ceará nesta frente. “A gente está tentando encontrar exatamente essa sinergia que vocês têm aqui. E foi falado aqui de percepção de valor, que eu acho que é a estratégia. Acredito que é por aí que a gente tem que trabalhar”, comentou o Coordenador.

Dana Nunes finalizou o primeiro dia da visita reafirmando a importância da cooperação e do trabalho em conjunto para o crescimento do IEL. O grupo maranhense terá ainda um encontro com o restante do time do IEL Ceará na quinta-feira (27/04), para discutir temas mais técnicos relacionados aos serviços de educação oferecidos pelo Instituto.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA