Presidente da FIEC entrega selo ESG-FIEC para empresas Alimempro, Cerbras, Solar Coca-Cola e Qair Brasil

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, entregou hoje (26/04),  na Casa da Indústria, o selo ESG-FIEC aos executivos das empresas Alimempro Produtos Processados Ltda, Cerâmica Brasileira Cerbras LTDA, Solar Coca-Cola e Qair Brasil Participações S.A.Ao iniciar seu discurso, Ricardo Cavalcante enfatizou o propósito da institucionalização do núcleo ESG, ocorrida no ano passado, na FIEC. “Naquele momento criamos o Núcleo ESG-FIEC, que inicialmente foi liderado pelo meu amigo e vice-presidente, Jaime Bellicanta, e hoje segue com o apoio do nosso diretor financeiro, meu amigo Edgar Gadelha. Se hoje aqui estamos, colhendo os frutos dessa decisão, com a entrega do selo ESG-FIEC a mais quatro empresas, devemos isso ao trabalho tão bem desenvolvido pela equipe que tem conduzido as ações no Núcleo”, destacou.

Ricardo Cavalcante esteve acompanhado da Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Governo do Estado do Ceará, Vilma Freire; da Vice-Presidente da Cerbras, Ticiana Mota; do Sócio Diretor da Alimempro e Presidente do Sindialmentos, Isaac Matos Bley; do Diretor Executivo da Qair Brasil, Jorge Borrel, e do Gerente de Relações Externas da Solar Coca-Cola, Artur Ferraz.

Também participaram da solenidade: o Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; o Presidente do Sindienergia, Luís Carlos Queiroz; a Presidente do Sindcafé, Milene Alves Pereira; o Presidente do Sindsorvetes, Edgard Júnior; o Presidente do Sindgráfica, Luciano Bezerra; o Presidente do Sindlacticínios, José Antunes Mota; o Presidente do Sindredes, Aluísio da Silva Ramalho; a Diretora da FIEC, Fátima Facundo; o Superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) do Governo do Estado do Ceará, Carlos Alberto Mendes; o Secretário Executivo da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Ceará (SDE), Joaquim Rolim; o Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil e Conselheiro ESG do Governo do Estado do Ceará, Célio Fernando; a Presidente da Cerbrás, Ana Lúcia Mota; o Professor e Ex-Reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Araripe; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Dana Nunes; o Diretor Regional da FIEC em Sobral, Fernando Ibiapina Cunha; e o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes.

O selo representa a confirmação das melhores práticas adotadas pelas empresas nos três eixos que formam o ESG.

As empresas

O Sóci- Diretor da Alimempro e Presidente Sindialmentos, Isaac Matos Bley, agradeceu o Presidente da FIEC Ricardo Cavalcante e atribuiu o recebimento do selo ESG-FIEC como um reconhecimento pela prestação de serviço da empresa nos últimos anos. “As práticas ESG são o nosso prisma e nos satisfazemos, quando proporcionamos empregabilidade para os nossos colaboradores. Aproximadamente 90% deles moram em áreas carentes do município de Caucaia, onde a Alimempro está instalada. Nós também estendemos os nossos serviços em ações sociais em datas comemorativas, que é uma interessante forma de nos relacionarmos o ano inteiro. Temos prática de governança pautada na valorização salarial dos nossos colaboradores. Trabalhamos também com painéis solares, sistema de compostagem, além do manejo dos resíduos”, disse.



No mesmo contexto, o Diretor de Operações da Qair Brasil, Gustavo Rodrigues Silva, disse que o caminho da sustentabilidade é irreversível no mundo corporativo. “Eu acredito que esse prêmio venha a consolidar o trabalho que está sendo feito dentro da Qair no sentido de alcançarmos o nosso propósito amplo da empresa, que é fazer a transição energética e o desenvolvimento sustentável. Então, alcançar isso, obrigatoriamente, nos coloca no caminho das práticas ESG. São conceitos incorporados há alguns anos na empresa. Então, o selo comprova o que está dentro na nossa alma”, apontou.

O Gerente de Relações Externas da Solar, Artur Ferraz, também destacou as ações efetivadas pela empresa no Ceará. “Já coletamos mais de dez mil garrafas de pet tiradas das ruas, 70% das nossas unidades já são abastecidas com energia renovável, além de estamos trabalhando com a capacitação de jovens, no apoio às comunidades e de uma governança interna muito forte”, disse.

Emocionada com o prêmio, a Vice-Presidente da Cerbras, Ticiana Mota, também apontou as ações realizadas no Estado. “Recentemente, instalamos uma usina solar sobre um novo galpão de estoque com área de 30 mil metros quadrados, diminuindo assim o nosso consumo de energia em torno de 11%. A água que consumimos é 100% tratada e reutilizada, o que corresponde a quase 30% de todo o nosso consumo. Reutilizamos também quase todos os resíduos sólidos gerados na nossa produção, que voltam para o início do processo e são utilizados como matéria prima”, contou.

Para a Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias, a entrega dos selos representa um avanço para a indústria cearense. “Ter práticas de sustentabilidade é um hábito das indústrias do Ceará. O que realmente as pessoas precisam e estão buscando é uma certificação. Ter uma terceira parte que confirme as práticas adotadas pela empresa traz a credibilidade e a imparcialidade imprescindíveis para o reconhecimento do mercado. Tratar dos critérios ESG é ir além das normas demandadas, ou seja, é ser uma empresa responsável com os desafios socioambientais do nosso planeta”, finalizou.
                
Selo FIEC SEMA e SEMACE

A entrega do selo ESG-FIEC para as quatro empresas influenciou o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, para a criação do Selo ESG FIEC-SEMA e SEMACE, anunciado no evento e comemorado pela Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Governo do Estado do Ceará, Vilma Freire. “Fica hoje firmada a nossa parceria com a FIEC para incrementar esse selo pensado em uma forma mais ampla de trazer esse selo e vamos fazer o prêmio ESG FIEC SEMA SEMACE. A importância desses três pilares mostra o quanto o mundo está atento a isso, de modo que os maiores bancos não financiam mais sem a empresa apresentar o projeto de ESG na prática, dentro de cada negócio”, finalizou.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA