Sindsorvetes e SENAI Ceará lançam primeiro curso de qualificação básica em sorveteiro do Brasil

Buscando fomentar o processo de profissionalização e de busca pela qualidade no ramo sorveteiro, o Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (Sindsorvetes), junto ao SENAI Ceará, lançou, nesta terça-feira (25/04), o primeiro curso de qualificação básica em sorveteiro no Brasil.

O curso tem como intuito sanar um dos principais empecilhos enfrentados pelos empresários do ramo no estado e surge para atender a demanda crescente da área e permitir que os profissionais encontrem a formação necessária aqui, sem precisar viajar para demais regiões do país.

Com carga horária de 200h, divididas entre Módulo Básico e Específico, a capacitação traz segmentações por tipo de gelado comestível a ser produzido (picolés e paletas; sorvetes; sobremesas geladas e cremes gelados) e, neste primeiro momento, já conta com todas as vagas preenchidas e uma lista de interessados.

O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, participou do lançamento do curso de sorveteiro, na Casa da Indústria, e destacou que a iniciativa mostra a disposição do setor, capitaneado pelo Sindicato, em buscar a qualificação. “Esse trabalho que está sendo realizado hoje é tão importante, porque está abrindo o caminho e a mente das pessoas para trabalhar com qualificação, com embasamento, em uma área que muitas vezes nós não temos isso. É a criação de oportunidade, e nós [FIEC] estamos aqui para isso, para tentar sempre mudar e avançar”, contou.

Edgard Segantini Junior, Presidente do Sindsorvetes, deu ênfase ao impacto social e econômico que iniciativas como a do curso de sorveteiro podem trazer. “No momento em que se capacita o nosso funcionário, com um curso completo, podemos realmente mudar a vida dessa pessoa. E muito mais, podemos levar essa qualidade e aprendizado aos nossos clientes, e fortalecer o estado do Ceará e o Sindsorvetes para que, cada vez mais, tenhamos um crescimento exponencial”. Segantini pontuou ainda a importância do apoio recebido pelo Sistema FIEC e pelo SENAI na criação do curso.

Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, salientou o compromisso com a iniciativa. “Vamos dar todo o apoio necessário a este Sindicato tão importante para o nosso estado. Tudo começa na capacitação, até para inovar. Não existe inovação se não houver conhecimento, e vocês estão fazendo as duas coisas aqui”, disse.

O lançamento do curso de formação em sorveteiro é a culminância de uma série de iniciativas do Sindicato que começaram ainda em 2021, sob a presidência de Miriam Pereira. A associada do Sindsorvetes e técnica de engenharia de alimentos, Kërley Torres, e a Gerente do SENAI Centro, Alcilane Mota, participaram de toda a jornada de concepção do curso, buscando garantir que ele se adequasse às necessidades do mercado, do profissional e da indústria. Além dos citados, participou também do momento o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes. A professora Juliane Doering, do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentou ainda uma palestra sobre as principais tendências no ramo sorveteiro. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA