FIEC recebe seminário da Associação Caatinga sobre incentivos econômicos para a conservação da natureza

Nesta terça-feira, 25/04, a sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará recebe a programação do II Seminário - Incentivos Econômicos para a Conservação da Natureza, uma realização da Associação Caatinga, com apoio da FIEC e patrocínio da Petrobras. No evento, são discutidas pautas relacionadas à criação e fortalecimento de políticas públicas para a promoção de incentivos econômicos voltados para a conservação da natureza. Entre os temas, estão: Pagamentos Por Serviços Ambientais (PSA), instrumentos econômicos de apoio à implementação do Código Florestal e Mercado de Carbono. A programação segue, à tarde.

O encontro busca estimular e o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga e o intercâmbio entre instituições que trabalham pela preservação dos biomas. “Para esta segunda edição do seminários, trouxemos poder público, outras organizações da sociedade civil e o setor produtivo industrial, inclusive a FIEC (como anfitriã deste nosso evento), para debatermos a implementação de políticas públicas socioambientais que contribuam, inclusive economicamente, para a conservação do ambiente, da natureza. A ideia é trazer experiências exitosas de outros estados do Brasil, sobre Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que remunera o cidadão que contribui com a conservação e o desenvolvimento sustentável, e, a partir disso, influenciar o Governo do Estado a adotar esse tipo de mecanismo que agrega economia ao meio ambiente, principalmente no bioma Caatinga que ocupa mais de 90% do nosso território”, afirma Daniel Fernandes, Coordenador Geral da Associação Caatinga.

O Superintendente Regional do SESI e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, presente no evento, comentou a atuação da FIEC, juntamente com suas casas. “A FIEC tem feito uma grande revolução, em diversas pautas, principalmente no que diz respeito ao ESG (Ambiental, Social e Governança) e ao Hidrogênio Verde. Como signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Federação entra no rol de entidades que priorizam esta pauta e discutem políticas públicas que precisam ser implementadas. Com este objetivo, SESI, SENAI e IEL podem cooperar na formatação dessas políticas, para atender nossa sociedade e os industriais, com capacitação de pessoas e no cuidado com o trabalhador, na ponta”, afirma. “Neste sentido, parabenizo pelo trabalho do Sindicarnaúba, na pessoa do seu Presidente, Edgar Gadelha, e a Associação Caatinga, pelo empenho em debater iniciativas importantes para a conservação do meio ambiente”, conclui.

A Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes, também comentou a programação do evento. “É muito importante vermos a união dessas instituições, por um bem maior que é a conservação da natureza. É uma programação relevante, robusta e enriquecedora, para debater, disseminar e orientar a sociedade para melhor conservar o meio ambiente - que é papel de todos nós. É muito bom ver a FIEC, o Sidicarnaúba, a Associação Caatinga, o Governo do Estado, a Petrobras e outras empresas preocupados com o futuro do planeta. Parabenizo o presidente do Sindicarnaúba, Edgar Gadelha, a ACaatinga e a FIEC”.

Estiveram presentes: o Prof. Francisco Campos, da área de Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará (UFC); o Prof. Enio Girão, Pesquisador da Embrapa; João Bosco Carbognin, Presidente da Fundação Brasil Cidadão - Ceará; Alexandre Uezu, Pesquisador Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê); Gerda Nickel Maia - Pesquisadora sobre Caatinga e Escritora; Prof. Marcelo Freire - Professor do curso de Ciências Ambientais da UFC e Pesquisador do Labomar; Hugo Fernandes Ferreira - Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Divulgador Científico; Maria Glaucia de Sena, Diretora da Autarquia do Meio Ambiente do município de Trairi (CE); os proprietários das Reservas Particulares do Patrimônio Natural: Kelma Nunes (RPPN Francy Nunes); José do Egito (RPPN Elias Andrade); João Bosco Carbognin (Serra da Capivara); Eugenio Gadelha (RPPN Sítio Lagoa); além de empresários.

Programação Completa:

8h – Credenciamento e café de boas-vindas;
8h50 – Abertura do seminário e apresentação do projeto No Clima da Caatinga;
9h – Palestra 1: O cenário das ações de conservação no estado do Ceará e a perspectiva de implementação da Política de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) – Vilma Freire;
10h – Palestra 2: Caminhos para o combate ao desmatamento – implantando o Código Florestal – Roberta del Giudice;
11h – Palestra 3: Pagamento por Serviços Ambientais para as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) do Estado de São Paulo – Oswaldo Bruno;
12h – Intervalo para o almoço externo;
13h30 – Palestra 4: Experiência da GSS/VBio com mercado de CO2 e apanhado
geral dos projetos de soluções baseadas na natureza – Paulo Zanardi;
14h30 – Palestra 5: Carbono social – Divaldo Rezende;
15h30 – Palestra 5: Panorama do mercado voluntário de carbono no Brasil e perspectivas para o bioma Caatinga – Renan Kamimura e Bruna Azevedo;
17h – Encerramento.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA