SENAI Ceará promove a primeira etapa da Saga da Inovação - Grand Prix Escolar 2023

Quem reforma casa, geralmente, passa por transtornos. Os imprevistos levam mais tempo para a conclusão das obras e, lógico, demandam mais dinheiro para os donos dos imóveis. Essa realidade enfrentada por milhões de famílias brasileiras foi objeto de uma produtiva ideia dos estudantes da unidade do SENAI Centro.   

A solução trazida no Grand Prix 2023 SENAI Ceará de Inovação foi a criação de um aplicativo que permite a visualização exata das instalações elétrica e hidráulica do imóvel. “Muitas vezes, os pedreiros e encanadores não sabem o local exato de determinado tubo e, ao furarem a parede, terminam acertando o local errado provocando, dessa forma, uma dor de cabeça daquelas para o dono da casa”, disse o estudante Pedro Henrique, do segundo ano do ensino médio, de 16 anos. Ele ainda acrescentou que o dispositivo vai ajudar os donos da casa em uma possível reforma ou decoração do imóvel. “Eles podem testar, por exemplo, diferentes cores para as paredes ou outros compartimentos”, contou.

O aplicativo é um dos projetos apresentados no evento realizado em todas as unidades do SENAI do Estado. O objetivo da instituição ligada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, é promover a cultura de pesquisa dos alunos para trazerem soluções para as demandas da indústria cearense. “É uma das formas de os estimularmos a estudar cada vez mais”, disse a Gerente da Unidade Alcilane Mota. Ainda de acordo com ela, a iniciativa reúne 120 alunos nos três turnos, totalizando 37 equipes.

Orientados pelos professores Filipe Cézar, Carla Gervânia e Patrícia Noara, os benefícios trazidos são imensuráveis, destaca Alcilane. “Eles poderão apresentar um plano de negócios para detalhar as ideias desenvolvidas. Nesse sentido, o Grand Prix 2023 SENAI Ceará de Inovação, que faz parte da Saga SENAI de Inovação Tecnológica proporciona o desenvolvimento das hard e soft skills, de modo que os alunos tenham condições de tirar do papel propostas viáveis e, com isso, possam aprimorar suas ideias. Com certeza, o evento permite a formação de uma mão de obra muito especializada”, contou.

Em outro exemplo, as alunas também do segundo ano do ensino fundamental estão criando um aplicativo que reúna donos de supermercados e moradores para fornecer informações sobre os preços dos produtos. “Com isso, os clientes vão saber onde poderão encontrar nos supermercados perto da casa deles os produtos mais baratos, além de poderem receber notificações, por mensagem, de alguma promoção do dia, por exemplo”, concluiu a estudante Loraine Lucas, de 16 anos.  O evento vai premiar as três melhores equipes para participarem da Saga SENAI de Inovação que vai ser realizada ainda este ano.

A saga da Inovação é um programa que o SENAI Ceará desenvolve em todas as suas unidades de ensino no qual os alunos são estimulados a resolver desafios associados ao mundo do trabalho, utilizando ferramentas como desing thinking e esses desafios podem evoluir numa trilha de inovação para projetos e produtos para o mercado, desta forma, o SENAI Ceará implementa a inovação em seu currículo e cursos contribuindo para a preparação dos profissionais melhor qualificados para o mercado. O Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, apoia e estimula essas práticas para fortalecer a Educação Profissional no Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA