Reunião de associados do Sindquímica discute geoeconomia e geoestratégia com foco no setor industrial e o uso da biodiversidade na indústria química

O Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Ceará (Sindquímica-CE) realizou, na noite desta terça-feira (11), a segunda reunião bimestral de associados em 2023, na Sala Vip da FIEC. Na ocasião, diretoria e associados do sindicato acompanharam a palestra "Geoeconomia e Geoestratégia com Foco no Setor Industrial Químico do Ceará", ministrada por Igor Lucena, presidente do Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE), que esmiuçou a atual situação do Ceará e do Nordeste brasileiro com relação à geopolítica internacional.

Lucena enfatizou que o cenário de mudança na economia mundial pode representar uma oportunidade. "O próprio Governo do Ceará pode avançar muito dentro dessa nova visão de cadeias regionais produtivas. O Ceará pode engajar-se em mercados para abrir possibilidades de negócios por meio da paradiplomacia comercial com o reposicionamento do nosso Estado nessa nova geopolitica", alertou o economista.

Na segunda apresentação da noite, o advogado Luiz Marinello, sócio da Marinello Advogados, abordou a operação Terra Brasílis, que trata do uso da biodiversidade na indústria, tema no qual é especialista, direcionando a discussão para o setor químico. De maneira remota, ele demonstrou como ocorrem as autuações por uso irregular de matérias-primas e todos os trâmites do processo a partir do auto de infração.

Dúvidas acerca do conceito de biodiversidade também foram levantadas na palestra. "É justamente por não termos uma lista conclusiva dos itens que estão incluídos nessa biodiversidade, e por esse conceito vago de biodiversidade nativa, que temos uma zona cinzenta. E foi baseado nisso que autuações que o Ibama fez, entre 2013 e 2014, caíram. Por isso, é importante investigar e avaliar sempre antes de tomar alguma atitude mediante uma autuação por ausência de cadastro para uso de matéria-prima", orientou.

O presidente do Sindquímica-CE, Paulo Gurgel, enalteceu a participação dos especialistas na reunião de associados. "Foi um momento enriquecedor. Todos saímos daqui hoje com uma reflexão e outra visão sobre o atual momento da nossa economia. Vocês abrilhantaram nossa reunião com seus raciocínios e visões. Isso qualifica nosso setor", agradeceu.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA