Ricardo Cavalcante recebe novo Presidente do BNB, Paulo Câmara, na FIEC

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, recebeu, nesta quarta-feira (12/04), a visita do Presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, na Casa da Indústria. Empossado em 29/03, o economista assumiu a presidência da instituição após exercer dois mandatos como Governador de Pernambuco, de 2015 a 2022.

Na pauta do encontro, foram discutidos temas como o futuro do desenvolvimento da indústria do Nordeste, as possibilidades econômicas e sociais que a revolução energética, com a exploração do hidrogênio verde, podem trazer para a região, e como as Casas e serviços existentes no Sistema FIEC podem auxiliar o Banco do Nordeste a otimizar o trabalho desenvolvido pela instituição.

Paulo Câmara pôde conhecer o Observatório da Indústria da FIEC e os projetos já realizados pela ferramenta de inteligência, que evidenciam a importância do uso de dados na tomada estratégica de decisões, tanto por governos quanto por instituições de destaque no cenário nacional e empresas.

Apresentando o Observatório, o Presidente Ricardo Cavalcante destacou a necessidade de que os setores estejam preparados para a nova realidade que vivemos, em que a utilização de tecnologias e inteligência artificial se fazem presentes. “O mundo está mudando e nós precisamos nos adaptar. O Observatório da Indústria está aqui para isso. Nosso objetivo não é ganhar dinheiro, é ajudar as nossas empresas, com dados, com inteligência artificial. E no cenário de hoje, é a empresa se preparar para o futuro ou perder competitividade”, disse. O Presidente da FIEC ressaltou também a importância da ferramenta de inteligência frente à nova realidade energética. “Nós temos que nos programar para todas as coisas que vem acontecendo e que vão acontecer em todo o Nordeste, principalmente com o cenário do hidrogênio verde”, disse, pontuando também que essa nova realidade trará mudanças em toda a cadeia da economia.

O Presidente do BNB declarou que a prioridade do banco é desenvolver, cada vez mais, o Nordeste. “O Presidente [Lula], quando me chamou, foi muito claro: a gente tem que trabalhar para o desenvolvimento da nossa região, para diminuir desigualdades e para gerar realmente desenvolvimento, e o banco tem que ser parceiro do setor produtivo para avançar e facilitar os negócios”, pontuou. Ele disse ainda estar “impressionado” com tudo o que o Sistema FIEC tem a oferecer. “A FIEC está de parabéns. [...] Vi um grau de excelência da informação, e com certeza isso vai ajudar muito, não apenas no trabalho do banco, mas de todos aqueles que vão estar nesse espírito de ajudar o Nordeste a se desenvolver”, completou.

Ricardo Cavalcante concluiu o momento agradecendo a presença de Paulo Câmara. “Fico muito feliz e agradeço demais a presença do Presidente, ao mesmo tempo em que a casa fica aberta para o que ele precisar. Também vou convidar o Presidente para a nossa reunião da Associação Nordeste Forte, que congrega nove estados do Nordeste e que se reúne em Brasília”, destacou.

Participaram do momento o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; o Diretor de Comércio Exterior da FIEC e Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, e José Neto, Assessor Especial da Presidência do BNB.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA