IEL, SESI e SENAI Ceará apresentam suas iniciativas e resultados à comitiva da FIEMT

Dando continuidade à visita de benchmarking ao Sistema FIEC, a comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (FIEMT) participou, nesta quarta-feira (05/04), de reuniões com o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; a Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e Líder do Fortalecimento Sindical da FIEC, Dana Nunes; e o Superintendente Regional do SESI e Diretor Regional do SENAI, Paulo André Holanda. A comitiva foi formada pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Silvio Cezar Pereira Rangel; pela Superintendente da FIEMT e do IEL Mato Grosso, Fernanda Campos; e pelo Gerente do Observatório da Indústria da FIEMT, Pedro Máximo.

No período da manhã, Dana Nunes apresentou a infraestrutura física do IEL Ceará e explicou como o Instituto conseguiu dar um salto de qualidade de 2019 até hoje, adotando um modelo de gestão inovador e reestruturando seu portfólio em sintonia com as demandas do mercado. A Superintendente destacou as diversas soluções do IEL Ceará nas áreas de Educação Executiva, Trilhas de Carreiras e Inovação, mostrando todo o investimento que vem sendo feito em novas plataformas e tecnologias para que o Instituto esteja sempre um passo à frente a fim de gerar valor, negócios e garantir sua sustentabilidade.

“Estamos nos reposicionando no mercado e em breve iremos lançar o IEL Ceará como Escola de Gestão e Aceleração de Negócios. Nesse novo modelo, teremos o Mundo IEL, onde iremos integrar o real e o digital em um ambiente virtual, interativo, com avatar, gamificado, lúdico, que irá proporcionar uma experiência totalmente disruptiva ao nosso cliente”, mencionou.


Dana Nunes também apresentou a atuação da FIEC, por meio do Núcleo de Expansão Industrial, e a parceria com o Sebrae, única no país, que permite a realização de diversos projetos em prol do fortalecimento dos sindicatos e do desenvolvimento das empresas associadas.

As apresentações tiveram prosseguimento no período da tarde, com Paulo André Holanda, que mostrou aos convidados como se estruturam o SESI e SENAI Ceará e destacou as principais conquistas que as casas alcançaram nos últimos anos. Iniciativas como o Centro de Inovação SESI, o Instituto SENAI de Tecnologia (IST), Habitat da Inovação, as ações de saúde e segurança no trabalho, as escolas SESI SENAI, entre outras, posicionam o SESI e SENAI como referências em seus respectivos segmentos.

Iniciativas das casas com foco no cenário energético, pautadas, principalmente, na realidade do hidrogênio verde, também foram ressaltadas por Paulo André Holanda, como o Centro de Excelência em Transição Energética.“Vamos inaugurar esse centro ainda este ano. São 20 hectares e é a maior unidade aqui do SESI SENAI. Já tivemos cursos na formação eletrotécnica e de sistemas de energias renováveis, e estamos com foco nisso tendo em vista a necessidade de qualificação de profissionais para trabalhar nesse cenário que o hidrogênio verde está trazendo para o Ceará”, contou.

No impacto social gerado pelo SESI e SENAI, projetos como o realizado em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP), que oferece qualificação profissional nas penitenciárias do estado, assim como educação de jovens e adultos internos e egressos do sistema prisional, foram destacados por Paulo André Holanda, reforçando a importância de iniciativas que tragam benefícios concretos para a sociedade.



O Presidente da FIEMT, Silvio Rangel, que está à frente da Federação há três meses, afirmou que foi muito importante conhecer o que o Sistema FIEC é capaz de fazer. “Estamos começando agora. A hora de dar uma virada, como o Ceará fez, é agora. Vamos sair daqui com uma grande tarefa de casa para fazer”, declarou. Silvio Rangel contou que veio ao Ceará a convite do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e que está bastante impressionado com os resultados e as práticas realizadas aqui no âmbito de todas as casas e da própria federação, também em sua relação com os sindicatos.

“Tudo que vi aqui nos abriu bastante os horizontes em termos de projetos, de parcerias, de atendimento aos sindicatos. O meu direcionamento é que possamos fazer entregas, que a gente possa trabalhar para os sindicatos. Isso é importante para o desenvolvimento da indústria como um todo. A gente vê que o trabalho que o Ceará tem feito é muito relevante e impactante. Vamos agora levar as boas práticas que conhecemos aqui para nos tornarmos relevantes também para os nossos sindicatos e para a nossa indústria”, declarou.

A Superintendente da FIEMT e do IEL Mato Grosso, Fernanda Campos, argumentou que as casas da Federação são referência nacional e que a visita lhe trouxe diversas ideias que podem ser implementadas no IEL Mato Grosso. “Ver o avanço significativo do Ceará em várias temáticas nos últimos tempos, inclusive nos últimos seis meses, é incrível. A forma de gestão, a forma de gerir os recursos, as pessoas, é bonito de ver. Todas as boas práticas, há muita aplicabilidade com o nosso IEL e com a FIEMT. Temos em comum uma vontade imensa de crescer. Vou me inspirar nisso tudo que eu vi aqui”, opinou.

O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, sintetizou que o trabalho de colaboração entre as federações é fundamental e necessário para um futuro de sucesso, e que a visita do Presidente da FIEMT e de sua comitiva simboliza isso. “Vamos dar as mãos porque o objetivo é esse: fazer com que a gente possa crescer juntos”, pontuou. “E vamos estender essa união sua, presidente [Ricardo Cavalcante], com a união nacional”, complementou Silvio Rangel. O Presidente da FIEMT reforçou ainda o convite para que representantes da FIEC visitem a Federação em Mato Grosso.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA