Sindimest, distribuidor Horus e empresário de cultivo de camarão se reúnem na FIEC para discutir soluções para modernização do setor

Os benefícios trazidos pela indústria 4.0 podem propiciar um novo ritmo de produção ao cultivo de camarão no Ceará. Essa é a ideia de um grupo formado por empresários do setor de empresas de tecnologia que se reuniram hoje (03/04) com o Presidente do Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicação do Estado do Ceará (Sindimest), Juarez Holanda, na Casa da Indústria, em Fortaleza.

Em mais de duas horas de conversa, os executivos e especialistas envolvidos no projeto deram novos passos rumo ao desenvolvimento de uma solução envolvendo tecnologias como IoT, redes fotovoltaicas e coleta e integração de dados para modernizar a alimentação de camarões. “Hoje, os nossos números são os seguintes: coletamos 5 mil quilos, por hectare, a cada ano. Com a automação do processo de alimentação utilizando tecnologias avançadas, a expectativa é conseguirmos extrair 15 mil quilos nas mesmas condições, o que significa um aumento de três vezes”, disse o empresário Juan Carlos Ayala, Diretor Presidente da Aquafort, empresa que está em parceria no desenvolvimento dessa solução.

Outra vantagem apontada é a qualidade dos animais. Estudos apontam que a eficiência no processo de alimentação  dos crustáceos resulta em camarões de até 35 gramas, três vezes maiores que a média dos animais que são coletados nos viveiros. “Outra vantagem expressiva vai ser a redução dos resíduos nos mananciais. Com a ajuda da tecnologia, não vai ser necessário o depósito de rações além da quantidade ideal, o que resulta no adequamento às práticas ESG”, argumentou Juan Carlos Ayala.

A tecnologia utilizada para o alimentador de camarões está sendo desenvolvida pela empresa MTM Telecom, no Habitat SENAI, em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. “Temos a certeza que todos os esforços estão sendo realizados para podermos disponibilizar esse novo equipamento que vai trazer um novo impulso à cadeia deste importante segmento econômico. Essa é a função do Habitat SENAI e, na condição de Presidente do Sindimest, estamos confiantes que a indústria cearense vai se fortalecer cada vez mais”, concluiu Juarez Holanda.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA