Presidente da FIEC participa de solenidade de posse do novo Superintendente do Trabalho e Emprego do Ceará

Nesta segunda-feira (03/04), o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, participou da cerimônia de posse do novo Superintendente Regional do Trabalho no Ceará, Carlos Pimentel. A solenidade aconteceu na sede da Superintendência Regional do Trabalho, em Fortaleza.

Em seu discurso de posse, Pimentel focou no combate ao trabalho escravo ou análogo à escravidão e ao trabalho infantil em nosso estado: “O equilíbrio entre o capital e o trabalho é fundamental para garantir uma relação justa e equilibrada no mercado de trabalho, no qual os trabalhadores têm os seus direitos respeitados e as empresas possam crescer e gerar mais empregos. (...) A discriminação no trabalho, o trabalho infantil e o trabalho escravo e degradante são problemas sérios que ferem a dignidade humana e rompem os limites civilizatórios; precisam ser combatidos de forma implacável e urgente. É inadmissível, em pleno século XXI, nos depararmos, ainda, com essas práticas”, disse.

Em vídeo gravado especialmente para a ocasião, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, desejou sorte ao novo Superintendente Regional do Trabalho: “Muita sorte neste trabalho, um trabalho difícil (...), muitos desafios no combate ao trabalho escravo e na qualificação, profissionalização, e gerar empregos, acima de tudo”.

Compuseram a mesa solene, além de Ricardo Cavalcante: Vladyson Viana, Secretário Estadual do Trabalho, representando o Governador do Ceará, Elmano de Freitas; Evandro Leitão, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece); José Guimarães, Deputado Federal; Luiz Gastão, Deputado Federal e Presidente da Fecomércio-CE; Jefferson Quesado Júnior, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7); Francisco José Parente Vasconcelos Júnior, Procurador do Trabalho, representando o Ministério Público do Trabalho do Ceará; Sâmia Costa Farias Maia, Defensora Pública Geral do Ceará em exercício; Socorro França, Secretária Estadual de Direitos Humanos; Carlos Silva, Presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais; Ana Cláudia Silva de Sousa, representando a Fetrace; a Delegada Regional do Trabalho, Vânia Elita Teixeira Abreu, representando todos os servidores da SRTE-CE; e o Presidente da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT), Wil Pereira.

Saiba mais sobre Carlos Pimentel

Natural de Sobral (CE), Carlos Pimentel de Matos Júnior é bacharel em Direito, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, pela mesma instituição. É, também, pós-graduado em Inspeção do Trabalho e Auditoria pela Universidade de Brasília. Concluiu o curso de formação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro, chegando ao posto de Segundo-Tenente.

Foi Agente Administrativo no Departamento de Administração e Serviço de Pessoal, após aprovação em concurso público, e exerceu advocacia privada. Em 1995, foi aprovado no concurso para Auditor Fiscal do Trabalho, cargo que continua a exercer juntamente com a função de Monitor de Auditores Fiscais. Ocupou o cargo de Delegado Regional do Trabalho no Ceará. No Ministério do Trabalho, atuou como Assessor Especial De Gestão Estratégica, Secretário-Executivo Substituto e Ministro de Estado Substituto. Integrou diversos conselhos, tendo, inclusive, presidido o Conselho Curador do FGTS. É, atualmente, membro do Conselho Regional do SENAC, do Conselho Regional do SENAI e do Conselho Regional do SESC. Foi Secretário-Geral e Presidente da Comissão da Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas. Em 2018, recebeu a comenda Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, no grau de Grande Oficial.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA