SENAI Ceará ganha mais um importante título no Desafio SENAI de Projetos Integradores

Na última terça-feira (14/03), o SENAI CE conquistou o 3º lugar na categoria técnico do DSPI (Desafio Senai de Projetos Integradores), edição 2022. O DSPI é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senai que tem por objetivo fomentar o uso da Metodologia Senai de Educação Profissional e o empreendedorismo como processo de inovação pela educação. O projeto cearense premiado foi  “Paperbuchas: automação de produção de papel bucha na confecção de calçados”, desenvolvido pela Unidade Sobral.

O Paperbuchas surgiu a partir da problemática de uma empresa que atua com confecção de calçados e bolsas, utilizando buchas de papel para manter seus produtos armados. Um dos maiores impactos são as doenças ocupacionais desencadeadas pelos movimentos repetitivos diários na execução da modelagem manual das buchas gerando afastamentos e custos no processo.

Os alunos do curso técnico em Eletromecânica do SENAI Sobral, Dorivaldo Pereira, Dorenilson Nascimento, Flademir Moretto e Fábio Batista, com a orientação do professor Arcanjo Sousa, propuseram desenvolver uma máquina que reduz os movimentos repetitivos em 67% em relação ao processo manual da modelagem de buchas de papel usadas na confecção de calçados. O objetivo é manter a saúde física dos colaboradores, evitando lesões e doenças por movimentos repetitivos, aumentando a produtividade e diminuindo custos.

O projeto foi acompanhado ao longo do ano de 2022 pela interlocutora Liziane Oliveira, apoiado pelo SENAI Lab pela interlocução de Sâmia Carla Lima, com suporte da coordenação pedagógica de Juscielle Lima, sendo fundamental o apoio do gerente da unidade SENAI Sobral, Elson Mesquita. O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante e a Direção Regional do SENAI Ceará estimula, incentiva e apoia as ações de inovação para educação como uma estratégia exitosa para garantir a formação de profissionais com o perfil requerido pela indústria.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA