Com plateia lotada, Hub Experience Day do IEL Ceará enriquece debate sobre as interseções entre tecnologia e recursos humanos

Um rico debate sobre tendências tecnológicas, qualificação de pessoas com habilidades para lidar com as inovações que surgem a todo instante e os desafios das empresas nesse mundo em constante transformação permeou a primeira edição de 2023 do Hub Experience Day, promovido nesta terça-feira (14/3) pelo Hub de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), com a chancela do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC (P2i). O evento lotou a Sala VIP da Casa da Indústria e contou com a participação de empresários, empreendedores, startups e representantes de universidades, governos e do setor de RH de empresas.   

O diretor de inovação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Sampaio Filho, deu as boas vindas aos participantes e destacou que o tema do evento “Recursos Humanos e Tecnológicos para a Inovação” é muito pertinente, pois destaca a importância das pessoas nas indústrias. “A nossa matéria-prima principal, nas nossas indústrias, são os nossos recursos humanos e nesse mundo de muita transformação, indústria 4.0, digitalização dos negócios, a gente pensa que isso está um pouco distante de nós, mas essas tecnologias estão no dia a dia da gente e muita vezes a gente a não consegue tangibilizar ou trazer de uma forma mais concreta para o nosso chão de fábrica. Esse evento, hoje, vem para clarear essas ideias para que a gente possa fortalecer esse entendimento e colocá-lo em prática”, afirmou.

O head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fernando Niemeyer, abriu o evento e apresentou o Hub para a plateia. Em seguida, o debate foi dividido em dois painéis e o primeiro deles foi desenvolvido a partir da temática da utilização de recursos tecnológicos para a produtividade nas indústrias. Um dos painelistas, Wagner Pitombeira, founder e CEO da Healthdev e da S4S, citou o Chat GPT e como essa tecnologia pode impactar as empresas.

“O Chat GPT está transformando o mundo, mas a tecnologia não substitui o humano, embora muitas pessoas tenham esse medo. Na verdade, o que a gente tem que buscar é capacitar as pessoas e não pensar em trocar as pessoas por máquinas ou por tecnologia. O desafio é pensar em como vou pegar o meu principal ativo de negócio, que são pessoas, e casá-las com a tecnologia, capacitando-as para que saibam usar as ferramentas, rendam mais e entreguem a sua criatividade para o negócio”, sintetizou. 

Participaram também do primeiro painel Thiago Barros, coordenador do CriarCE, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Evandro Temperini, estrategista em inovação, digital e design, CEO da Monyu e C-Level; Alderi Júnior, CEO da Klavi Tecnologia; e Lívia Maria Queiroz, diretora de Propriedade Intelectual da UFC Inova, ligada à Universidade Federal do Ceará (UFC). O segundo painel debateu a introdução de recursos humanos qualificados na operação industrial e apresentou algumas oportunidades de desenvolvimento profissional focadas em tecnologia e inovação. Esse painel contou com a participação de Moises Santos, consultor de inovação, marketing e aceleração de negócios e diretor de inovação da ABRH-CE; Bruno Matos, coordenador de inovação institucional na UFC; Airton Saboya, gerente executivo da Célula de Avaliação de Políticas e Programas do Banco do Nordeste - Etene; Fábio Braga, especialista em inovação do IEL Ceará; e Lourena Teixeira, coordenadora de educação e trilhas de carreira do IEL Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA