SENAI Ceará inicia cursos de qualificação com mulheres assistidas pela Casa da Mulher Brasileira

O 13 de março de 2023 vai ficar marcado como um dia especial para dezenas de mulheres com vasta experiência de vida e sempre dispostas a aprender. “Nossa maior vitória foi sair cedo de casa, com essa chuva torrencial e, mesmo assim, chegar sem atraso”, disse uma das dezesseis novas alunas do curso de salgadeira oferecido pela SENAI Centro, em Fortaleza.

A capacitação está sendo disponibilizada pela instituição ligada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) depois da assinatura do termo de cooperação entre FIEC, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Governo do Estado e Casa da Mulher Brasileira, ocorrida em cerimônia realizada, no mês passado (17/02), no Fórum Clóvis Beviláqua, na capital.

Na ocasião, o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Desembargador Abelardo Benevides; a Vice-Governadora do Ceará e Secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, e o Secretário-Executivo da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Paulo Guedes, que representou a Secretária Onélia Santana, firmaram o compromisso de suas respectivas instituições efetivarem um trabalho social e econômico voltado para as mulheres assistidas pela Casa da Mulher Brasileira.

Uma das novas alunas do curso de salgadeira lembrou o mês de comemoração ao Dia internacional da Mulher. “Estou muito emocionada. Tenho certeza que vou ter um novo rumo de vida. É sempre importante realizar nossos objetivos”, disse.

Sentimento compartilhado pelo Coordenador de Projetos do SENAI Ceará, Demétrio Macedo: “Essa iniciativa nos enche de orgulho e nos impõe a certeza de que estamos caminhando no sentido mais assertivo, em relação a essas mulheres: o de oferecer uma nova perspectiva profissional. Acreditamos que essa inciativa vai abrir um novo horizonte para essas dezesseis guerreiras”, disse.

As aulas terão duração de 160 horas. Serão, portanto, quarenta e cinco dias de convívio de novas experiências, um aprendizado ficará para sempre, segundo a Coordenadora Pedagógica do SENAI Centro, Hyandra do Vale. “Estamos muito orgulhosos por reunir vocês em uma nova jornada de vida! Temos certeza que as próximas semanas serão marcadas por momentos de muito crescimento profissional e pessoal. Vamos sair daqui muito melhores”, contou.

“Todo começo traz uma expectativa diferente. A deste curso é a de levar o conhecimento de que cada uma delas poderá ser absorvida no mercado de trabalho, seja na condição de funcionária de uma empresa ou indústria, ou então, na qualidade de empreendedoras. Estaremos aqui de portas abertas para registrar o sucesso de cada uma delas”, ressaltou a instrutora do SENAI Ceará, Amanda Carneiro.

A Coordenadora do Setor de Autonomia Econômica da Casa da Mulher Brasileira, no Ceará, Daniele Magalhães, elogiou os serviços do SENAI Ceará e disse ter certeza que o curso de salgadeira vai ser apenas o primeiro, de muitos. “Os cursos vão contribuir muito para a elevação da autoestima delas. Isso porque a gente acredita que quando as mulheres começam a perceber que está rompendo o ciclo da violência, através do trabalho, do empoderamento não só social, mas econômico, elas estarão bem mais aptas a entender a violência na qual estavam submetidas e, com isso, elas podem dar início a uma vida com muito mais dignidade”, finalizou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA