Equipe Técnica do SENAI e Presidentes do Sindconfeções e Sindroupas visitam polo da moda no Rio Grande do Norte

A industrial têxtil cearense é uma referência no país. O estado do Ceará é o 6º maior polo têxtil e 5º maior polo de confecções do Brasil e o 2º maior em produtos de lingerie. Esse status se deu historicamente, desde o início da cultura do algodão cearense cerca de 200 anos atrás, que originou as indústrias de rede de dormir e indústrias têxteis locais culminando no desenvolvimento do segmento de vestuário.

Somos um povo vocacionado para a produção têxtil e do vestuário, setores que estão entre os mais antigos e mais representativos do estado. Segundo os dados oficiais, o setor apresenta cerca de 300 indústrias dos mais variados portes, além de 3.000 empresas formais de confecções. O resultado representa a geração de milhares de empregos. São números expressivos que podem aquecer ainda mais a economia do nosso Estado. Foi com este objetivo que uma equipe técnica do SENAI Ceará, participou de uma visita ao município potiguar de São José do Caridó, há 245 quilômetros de Natal.

O município tem apenas 5 mil habitantes. Mesmo assim, 700 pessoas vivem exclusivamente do setor têxtil. Ou seja, mais de 10%. Essa realidade mostra como é perfeitamente possível criarmos condições voltadas para a cultura empreendedora. “Foi uma visita bem produtiva, observamos como algumas pequenas empresas conseguem se estruturar para atender grandes clientes”. Falou Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI CE.

A comitiva foi formada pelo Presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chápeus de Senhora no Estado do Ceará (Sindconfecções), Daniel Gomes; o Presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas de Homem e Vestuário no Estado do Ceará (Sindroupas), Paulo Alexandre de Souza; o Diretor da FIEC e Vice-Presidente do Sindroupas, Aluisio Ramalho Filho; o  Gerente do SENAI Ceará da unidade da Parangaba, João Giffoni, além da Especialista Técnica em Vestuário e Têxtil do SENAI Ceará, Daniele Caldas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA