Ricardo Cavalcante e José Sarto renovam Programa Fortaleza + Futuro

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, assinou, hoje (07/03), junto com o Prefeito de Fortaleza, José Sarto, além do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira, e do Secretário adjunto da pasta, Erick Vasconcelos, o primeiro termo aditivo relativo ao contrato celebrado entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE) e o SENAI Ceará, instituição ligada à FIEC, para a capacitação profissional de mais de quatro mil jovens.

A medida representa a renovação do Programa Fortaleza + Futuro, iniciado em março do ano passado. Com capacitações gratuitas de carga horária entre 16h/a e 160h/a, a ação tem o objetivo de promover o acesso de milhares de jovens ao mercado de trabalho.

A assinatura, realizada na sede da Prefeitura, no Centro de Fortaleza, reforçou o papel social da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, segundo o Presidente Ricardo Cavalcante. “O nosso objetivo é sempre qualificar as pessoas. Com conhecimento, inteligência e educação, nós já capacitamos mais de quatro mil pessoas. Elas serão proprietárias dos seus negócios. Poderão, portanto, iniciar como microempreendedoras individuais, microempresárias, ou quem sabe, se Deus quiser, como grandes empresárias. Parabenizo, portanto, o Prefeito José Sarto e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira, pelo trabalho que está fazendo”, disse.

O Prefeito José Sarto classificou o Programa Fortaleza + Futuro como ferramenta que tem trazido soluções ideais na área da empregabilidade na capital do estado. “Fortaleza tem se destacado pelos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Na média histórica dos últimos 14 meses, a nossa cidade lidera o delta entre a criação e o fechamento de postos de trabalho, no Norte e Nordeste do país. Isso significa, por exemplo, que, no ano passado, criamos 37 mil e 600 novas vagas e já batemos o recorde do ano anterior, que eram 36 mil postos de trabalho”, afirmou. Ainda segundo o Prefeito, o momento é de comemoração. “Quero, portanto, agradecer a presença do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, por nos ajudar a solidificar Fortaleza como a capital mais empreendedora de todas as capitais brasileiras. Ainda faço menção à importantíssima participação do Banco de Fomento Latino Americano, o CAF, que estabelece essa parceria juntamente com o SENAI Ceará, e a FIEC. Todos transformam o sonho de muitos jovens em realidade”, disse.

Segundo os dados oficiais, em média 45% a 48% dos jovens já saem encaminhados para o mercado de trabalho, isso sem contar com os que empreendem. Um número muito salutar, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira. “A gente atualizou o contrato. Alguns cursos foram retirados e outros acrescentados. Por exemplo: o de instalação de placas fotovoltaicas permitiu que praticamente todos os concludentes saíssem empregados. Acreditamos que, somente nesse programa, vamos atingir a marca das 13 mil pessoas qualificadas até o final da gestão”, destacou.

O Programa Fortaleza + Futuro oferece 41 cursos profissionalizantes de graça para jovens acima de 16 anos. No primeiro contrato celebrado entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE) e o SENAI Ceará, mais de 4 mil alunos concluíram os estudos.


 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA