Em parceria com FIEC e SENAI, o Iprede realiza aula inaugural do curso de salgadeiro

Na manhã desta segunda-feira, 06/03, o Instituto da Primeira Infância (Iprede) realizou a aula inaugural do curso de salgadeiro, para atender mulheres responsáveis por crianças atendidas na instituição. A iniciativa é parte do termo de cooperação com a FIEC, assinado em janeiro, para oferecer capacitação profissional e educação a este público. Além do curso de salgadeira, também será ofertado o de costureira, com início no próximo dia 20.

Para o Gerente Institucional e Coordenador da Trajetória da Mulher do Iprede, João Furtado, a parceria entre Iprede e SENAI é uma grande ferramenta de transformação. “O Iprede é muito vinculado ao desenvolvimento infantil, mas isso não adianta se não for trabalhada a estrutura familiar. A mulher e os cuidadores são o cerne de tudo isso. Quando uma mulher se profissionaliza, ela transforma não só a vida dela, mas a da criança e de toda a estrutura familiar, por estarem inseridas em um alto nível de vulnerabilidade. Somos muito bons na intervenção social, mas ter essa interlocução com a indústria se torna vital para que consigamos a concretude do nosso objetivo, que é justamente a transformação social”, afirma. A escolha das duas formações aconteceu pela demanda apresentada pelas próprias famílias que recebem assistência do Iprede..

É o caso da Camila Ferreira, 32, que tem uma filha de seis anos atendida no Instituto. Ela pretende concluir o curso de salgadeiro para empreender de forma autônoma. “Pretendo aprender para fazer em casa e vender. É uma oportunidade muito boa, porque seria muito difícil pagar um curso desse”, diz.

A capacitação também pode abrir portas para o mercado de trabalho. Presente na aula inaugural, o Diretor do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindpan-CE), comentou a demanda do segmento de panificação por salgadeiras. “Nós, como empresários do ramo de panificação e confeitaria, temos necessidade de pessoas que tenham conhecimento para conseguir empregá-las. Não temos muito tempo para ensinar na empresa. O profissional já chegando com uma bagagem de uma formação já nos ajuda muito. O diploma do SENAI já atesta a qualidade de aprendizado”, disse.

Parceria FIEC + Iprede + indústrias

A Analista do Núcleo de Projetos Especiais do SENAI Ceará, Cláudia Mara de Vasconcelos, enfatiza a relevância do projeto, fruto da parceria entre as instituições: “Essa demanda foi uma indicação específica do dr. Ricardo Cavalcante (presidente da FIEC) e do dr. Paulo André Holanda (Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI Ceará), tanto que o termo foi assinado, junto com o Presidente do Iprede, dr. Sullivan Mota, na FIEC. Através disso, os alunos já recebem, junto com o diploma, uma ocupação e saem daqui prontos para o mercado. Nosso intuito é, além do curso, gerar melhoria de vida, empregabilidade para essas pessoas que se encontram em situação de desemprego, além de gerar mão-de-obra para as indústrias do Ceará. Como incentivo, o Iprede financia o transporte desses alunos; tudo para dar suporte a essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”, explica.

Uma empresa parceira do projeto é M. Dias Branco, que também incentiva os participantes dos cursos, com a entrega de kits de produtos, como explica a Analista Administrativa da empresa, Mariane Mendes: “Estamos fomentando o empreendedorismo, possibilitando o crescimento econômico da nossa região, através da parceria com as instituições, para contribuirmos de alguma forma, seja na produção de pães, salgados ou doces. Para manter a presença dessas pessoas nos cursos, disponibilizamos kits com biscoitos, massas, farinhas e margarinas”.

“Ficamos muito felizes ao vermos pessoas que estão aqui, dedicando seu tempo, e reforçamos o nosso compromisso de acompanhá-las até o final, até alcançar o sonho delas, que também é o nosso”, disse a Coordenadora de Relações Institucionais do Iprede, Joana Clemente.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA