Diageo inaugura fábrica em Itaitinga (CE), com a presença do Presidente da FIEC e do Governador do Estado

Nesta segunda-feira, 06/03, foi inaugurado o novo parque industrial da Diageo, empresa mundial de produção de bebidas alcoólicas, detentora de marcas como Ypióca, Johnnie Walker e Tanqueray. A fábrica está instalada no município de Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza. Entre os presentes, a Presidente da Diageo Brasil, Paula Lindenberg, o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o Presidente da FIEC e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante.

Em sua fala de abertura, Paula Lindenberg lembrou que a Diageo iniciou suas operações no setor de cachaça em 2012, com a aquisição da marca cearense Ypióca, e que o grande desafio do setor é a competitividade. “Nós temos, no Brasil, regulamentações que fazem com que as categorias de produto sejam tratadas de maneira distinta, em termos de regulamentação, tratamento tributário e de comunicação, criando, assim, uma distinção em algo que não existe - álcool é álcool. Trabalhamos para equilibrar a competitividade dentro da indústria, para viabilizar o consumo e melhores oportunidades para os nossos parceiros. Nessa agenda, reconheço e agradeço especialmente o trabalho e a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, aqui representada pelo seu Presidente Ricardo Cavalcante, e temos ainda bastante a caminhar”, disse.

O Governador Elmano de Freitas ressaltou a preocupação da empresa com práticas sociais e ambientais conscientes, além de gerar mais emprego e renda para a população local. “Ficamos muito felizes pelo investimento realizado pela Diageo no Ceará. Aqui, são mais de 400 empregos diretos, o que significa mais oportunidades para o povo cearense. Temos a compreensão de que o estado do Ceará sempre tem que manter suas contas equilibradas, com capacidade de investimento, mas é o aumento do investimento privado que permitirá, efetivamente, criar mais emprego para o povo”, declarou.

O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, comentou a relevância da instalação da fábrica da Diageo em Itaitinga. “Este projeto, inicialmente, era de R$ 100 mihões e, hoje, está com um investimento de R$ 250 milhões. Esta multinacional acredita no estado do Ceará e é a realização de um sonho trazer esta empresa, de um setor tão importante, para ter a fábrica e o centro de distribuição. Acredito que Itaitinga, num curto espaço de tempo, terá um crescimento muito grande, nessa administração do prefeito Antônio Marcos Tavares, que está com todo o secretariado municipal e a câmara de vereadores visando isso”.

O Prefeito Antônio Marcos Tavares disse que o município vive um novo momento econômico: “Itaitinga esteve, durante muito tempo, estagnada e com o estigma de ser conhecida como ‘a cidade dos presídios’. O dia de hoje sinaliza para todos que Itaitinga é o município com melhores condições de logística para acomodar as empresas que aqui queiram se instalar. No caso da Diageo, temos a satisfação de estarmos inaugurando esta empresa que já conta com cerca de 35% da sua força de trabalho formada por pessoas aqui da região”, afirmou.

Ainda durante a solenidade de inauguração, foram homenageados dois dos funcionários mais antigos da Diageo Brasil no Ceará: Terezinha do Nascimento Santos e Valdecir de Sousa Silva.

Mais sobre a Diageo no Ceará

No Brasil, a Diageo conta com 33 mil funcionários, sendo detentora de mais de 30 rótulos. A nova fábrica, no Ceará, tem 23 mil m² de área construída (num espaço total de 90 mil m²), sendo três vezes maior que a planta anterior, em Fortaleza. A capacidade de produção anual é de 12 milhões de caixas de nove litros. Dos 400 empregos diretos criados pela instalação da fábrica, 41% são de mulheres.

Em toda a linha de produção e no centro de distribuição, há aproveitamento da iluminação natural, com uso de telhas translúcidas. Cerca de 90% do consumo da fábrica é de energia solar. Além de outros diferenciais, o parque industrial da empresa tem emissão zero de resíduos para aterros sanitários e aproveitamento de água, tanto de efluentes sanitários como industriais.

Presenças no evento

Além das autoridades citadas, também estiveram presentes na inauguração da fábrica da Diageo: o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o Secretário-Chefe da Casa Civil do Ceará, Max Quintino; o Secretário de Articulação Política do Ceará, Waldemir Catanho; o Secretário da Fazenda do Ceará, Patrício Gomes Santos; o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Alberto Mendes; a Secretário de Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros; o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; o Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (ADECE), Danilo Serpa; o Presidente da Câmara Municipal de Itaitinga, Auricélio Cavalcante; a Presidente do Sindbebidas, Camila Fragoso Aguiar; e o Superintendente Substituto da Polícia Rodoviária Federal (CE), Getúlio Rodney Gomes de Lima, além de representantes de veículos de comunicação.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA