Sindlacticínios realiza reunião para estabelecer as pautas do ano de 2023 para o setor

A diretoria do Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados no Estado do Ceará (Sindlacticínios) esteve reunida, na tarde desta quarta-feira (9), para discutir os principais direcionamentos para a indústria láctea do Ceará, no ano de 2023. A reunião foi realizada na cobertura da FIEC, conduzida pelo Presidente do Sindicato, José Antunes Mota.

As discussões tiveram foco no estabelecimento de três principais pautas para o ano, com medidas de interesse geral da categoria: a melhoria na qualidade do leite, a construção de uma força-tarefa para combater a venda de queijos irregulares e a busca por benefícios junto ao Governo do Estado, para o fortalecimento da categoria.

 

O Presidente do Sindlacticínios destacou os esforços do Sindicato para o fornecimento de produto com mais qualidade aos consumidores cearenses. “Nós estamos tentando fazer um conjunto de ações para melhorar toda essa cadeia, desde o produtor ao supermercado. Quem será beneficiado? O consumidor, que é para onde a gente tem que dirigir todas as ações. Com o consumidor estando satisfeito, a indústria produz mais, dá mais emprego, tem mais leite e é tudo uma cadeia”, pontuou.

Temas de interesse para a inovação da indústria de laticínios foram 

tratados na reunião, como o conceito de leite SPOT e as métricas de precificação na compra do leite. Fernando Saito, Consultor da Alvoar Lácteos, comentou sobre o desenvolvimento de um modelo de precificação mais benéfico no mercado local. “Estamos trabalhando numa nova política de preços, junto à indústria e aos produtores, para haver melhoria de gestão de valores e o crescimento de valor na cadeia do leite, tanto para o setor quanto para a Alvoar. Nós temos níveis de qualidade de leite diferentes, entres os produtores, e essa qualidade precisa ser um fator intrínseco de remuneração”, ressaltou.

“Tivemos um grupo importante reunido aqui, hoje, e foi um bate-papo de muito aprendizado. A gente sai daqui com as pautas principais definidas para o ano de 2023 do sindicato. A gente entende que o estado do Ceará precisa evoluir na fiscalização de queijos que estão vindo de outros estados de formas ilegais, e isso atrapalha muito o mercado local”, destacou Davi Girão, Diretor de Captação da Alvoar Lácteos.

O momento contou também com uma palestra de Yago Sartori, Diretor Tecnológico do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (SILEMG), que trouxe uma análise do impacto do estabelecimento do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite(CONSELEITE) no estado

 mineiro.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA