ApexBrasil visita o Centro Internacional de Negócios da FIEC e empresas exportadoras

A Gestora de Qualificação e Competitividade da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Amanda Mesquita, visitou, nos dias 31 de janeiro a 02 de fevereiro, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Além disso,   agenda da gestora contemplou desde a Reunião com Entidades que compõem o Comitê Consultivo até visitas a empresas que fazem parte do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), atualmente executado no Ceará pelo CIN.

Amanda visitou as empresas Gosto Mineiro, Labotrat e Marina Bitu. “Todas as empresas que visitamos tem muito potencial, a ApexBrasil está muito satisfeita com a parceria com a FIEC. A equipe é muito qualificada e competente em seus atendimentos”, declarou a Gestora.

Rafaela Cavalcante, Coordenadora do Núcleo Operacional do PEIEX no Ceará, destacou que a visita teve como objetivo acompanhar a execução do programa no Estado. “O projeto atingiu a meta de 100 empresas inscritas, até agora. Por isso a importância de termos essas visitas e esses acompanhamentos de perto”, disse Rafaela.

A Cofundadora e Head de marketing da marca/empresa Marina Bitu, Cecília Baima, declara que estar no PEIEX é uma oportunidade maravilhosa para a empresa. “ A cada encontro, recebemos materiais e informações que são extremamente importantes para o nosso crescimento empresarial.

A Carol Coelho, técnica especialista, nos ajuda muito em todas as dúvidas com muito conhecimento e paciência. Com a ajuda do PEIEX sentimos que estamos, cada vez mais, prontas para exportarmos e levarmos o Ceará para o mundo”, afirma Baima.

Marina Bitu“Marina Bitu é uma marca autoral que já está exportando através de trading company, e que tem potencial para exportar diretamente para EUA e Europa. A empresa produz peças e acessórios com muito valor agragado que leva a brasilidade e o nordeste como diferencial no design", declarou Amanda Mesquita.

Outra empresa visitada foi a Gosto Mineiro, com atuação forte no Estado do Ceará, na produção de Pão de queijo e Goma de Tapioca.

"A Gosto Mineiro é uma empresa muito organizada e com forte preocupação com a qualidade dos insumos e dos produtos. Isso é essencial no processo de exportação. O produto tem grandes chances de entrar nos EUA e na América do Sul, o principal ponto forte é seu apelo para alimentação saudável e sem glúten"

"Já a Labotrat é uma empresa que está passando por rápido crescimento no mercado interno e tem capacidade produtiva significativa para exportação. O setor de cosméticos é um dos que mais cresce no meio industrial e o apelo a frutas brasileiras é um diferencial no mercado internacional”, finalizou Amanda.

Gosto MineiroSobre o PEIEX

O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em todo o Brasil, com Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa.

Até setembro de 2020, foram atendidas 4.349 empresas. Desse total de empresas, 73,49% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de máquinas e equipamentos, têxtil e confecção, móveis e cosméticos (dados de dezembro/2020).


LabotratSobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA