Estudante da escola SESI SENAI, paratleta Gabriela Brilhante é convidada para projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo (SP)

Neste próximo fim de semana, a paratleta cearense Gabriela Brilhante embarca para São Paulo (SP), para participar do Camping Escolar Paralímpico, um projeto realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo. A estudante da escola SESI SENAI Parangaba foi selecionada, junto com outros 142 atletas brasileiros, por seus resultados no Paralimpíadas Escolares 2022.

Durante o período na capital paulista, de 5 a 11 de fevereiro, os atletas serão submetidos a treinos, testes e avaliações, bem como assistirão a palestras no Centro de Treinamento Paralímpico. O CPB arcará com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos participantes que têm idades entre 12 e 17 anos. A experiência representa o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.


Leia mais:


Conheça Gabriela Brilhante

Gabriela tem 15 anos de idade, é paratleta de natação e estudante do 2º ano do Ensino Médio, na Escola SESI SENAI da Parangaba, em Fortaleza. Ela é portadora de uma deficiência chamada agenesia transversal de membros superiores, uma condição física que acontece ainda na formação do embrião, durante a gestação. Com isso, Gabriela nasceu sem parte do antebraço esquerdo. Segundo a mãe dela, Júlia Mesquita, a limitação física não impediu a filha de praticar atividades para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras. “A Gabi chegou a fazer natação, entre os 5 e 6 anos de idade. Também fez dança, adorava dançar jazz. Depois, ela voltou a treinar natação, em 2021. Hoje, ela é da Federação Cearense de Desportos Aquáticos, a FCDA”, comenta.

Em casa, as medalhas se acumulam, resultado de competições dentro e fora do Ceará. Para encarar estes desafios, a paratleta conta também com apoio de duas instituições fundamentais: o SESI Ceará e a Associação D’eficiência Superando Limites (ADESUL), que tem programas de atendimento a paratletas, em 13 modalidades esportivas, em Fortaleza e Região Metropolitana.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA