FIEC participa de Seminário Redindústria, promovido pela CNI, que formata a Agenda Legislativa 2023

O Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da FIEC(COAL), André Montenegro, e o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes, participam hoje, (31/01) e amanhã (01/02), do Seminário Redindústria – Construindo a Agenda Legislativa, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
Sérgio Lopes participa presencialmente do evento, enquanto André Montenegro acompanha as discussões de forma virtual, em Fortaleza, acompanhado do Coordenador Legislativo da FIEC, Darlan Moreira e do Assessor de Relações Institucionais da FIEC, Luiz Fernando Bezerra.        

O evento de abertura contou com a participação do líder do Governo na Câmara dos Deputados, Deputado Federal José Nobre Guimarães; do Deputado Federal Arnaldo Jardim; do Senador Eduardo Gomes e do Presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da CNI, Paulo Afonso Ferreira.

O Seminário RedIndústria é um evento anual, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com participação de representantes das 27 Federações Estaduais da Indústria e de diversas Associações setoriais, no qual são debatidos os temas e proposições que farão parte da Agenda Legislativa da Indústria para o ano corrente.

Na abertura do Seminário, mediado pela jornalista Júlia Duailibi, os parlamentares participantes ouviram de forma genérica as propostas da CNI e tiveram a oportunidade de debater sobre alguns projetos voltados para o desenvolvimento da indústria nacional.Durante o seminário, na fase de grupos, restou deliberada a inserção na Agenda Legislativa dos PL 4416/2021, PL 2853/2022 e PLP 164/2022, que tratam da renovação dos incentivos fiscais de IRPJ(SUDAM/SUDENE), da ampliação do prazo para renegociação das dívidas dos Fundos Constitucionais(FNE, FNO e FCO) e normas gerais de identificação e controle do “devedor contumaz”, respectivamente. Amanhã, na fase plenária, essa inserção deve ser confirmada.

Dessa forma, a FIEC, com o apoio das Federações do Nordeste, conseguiu posicionamento favorável nessas 3 proposições Legislativas consideradas estratégicas, as quais tiveram demanda de defesa de interesses para Superintendência de Relações Institucionais da FIEC. É o resultado de uma forte mobilização realizada junto à Associação Nordeste Forte, presidida atualmente pelo empresário Ricardo Cavalcante,  e do indispensável apoio técnico da CNI, através da atuação nos bastidores das colaboradoras Suzana Silveira(COAL/CNI)  e Érica Gonzales(Economista/CNI).

Para o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, o Seminário traz boas perspectivas para o fortalecimento da indústria no país e no Ceará. “O evento ocorre todos os anos e é importante que saibamos quais são os projetos que, de fato, são prioritários e que realmente interessam para a indústria,  e que devem constar na Agenda Legislativa, uma vez que são milhares de projetos em tramitação no Congresso. Portanto, nós criamos grupos de trabalho divididos nas áreas de infraestrutura, sistema tributário, demandas trabalhistas, questões institucionais, meio ambiente, dentre outros temas relevantes e damos ênfase àqueles que julgamos serem imprescindíveis”, disse.

 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA