Museu da Indústria fecha nesta última terça-feira de janeiro. Visitação às exposições volta na quarta, 01/02

Em todas as últimas terças-feiras de cada mês, o Museu da Indústria fecha, com o intuito de reunir o Núcleo Educativo e planejar ações no equipamento. A visitação às duas exposições será retomada na quarta-feira, 1º de fevereiro.

O Núcleo Educativo é responsável pelo atendimento direto ao público e grupos escolares e existe desde a inauguração do Museu da Indústria. Seu objetivo principal é planejar e executar as ações educativas do equipamento.
Sobre o Museu

Localizado num importante ponto histórico e turístico de Fortaleza, o Museu da Indústria é um equipamento cultural que atrai pessoas de dentro e de fora da capital. Além das exposições, o Museu da Indústria também conta com um espaço gastronômico, o bistrô Aconchego, aberto de terça a sábado, de 11h30 às 16h30, e aos domingos, de 8h30 às 16h30.


Saiba mais sobre as exposições


⚡ Eletricidade: história, memória e futuro do patrimônio energético no Ceará


A exposição, que ocupa o maior salão do Museu, destaca, em sua concepção, o aprendizado sobre as matrizes energéticas, a preservação do nosso meio ambiente e como, enquanto consumidores e cidadãos, podemos ser responsáveis e proativos nesta conta do consumo de energia versus preservação ambiental. Retrata, ainda, um olhar para o amanhã, pois trata de fatos desde a chegada da energia elétrica no Estado, seu desenvolvimento local, até as inovações como o hidrogênio verde, tido como a energia do futuro.

 

? Carnaúba - Árvore da Vida


A exposição conta a história da planta, seus usos e o papel no desenvolvimento do Ceará, desde a década de 1940. A exposição mostra, em painéis de imagens, textos, expositores e maquetes, a importância da carnaúba para o estado. Co-patrocinada pela SC Johnson, passeia por aspectos botânicos, geográficos e de história para valorizar esta planta como símbolo do estado e fortalecer o sentimento de pertencimento dos cearenses com seu patrimônio histórico e natural. Aborda ainda os benefícios da planta, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os cearenses que se destacaram neste setor.

 

SERVIÇO

? Museu da Indústria
- Local: R. Dr. João Moreira, 143 - Centro (clique aqui para abrir no Mapa)

? Horários:
- De terça-feira* a sábado, das 9h às 17h, com entrada até às 16h30;
- Domingos: das 9h às 13h, com entrada até às 12h30.
*Nas últimas terças-feiras de cada mês, o museu fica fechado para visitação.


? Visitação guiada:
- Quintas, sextas e sábados: às 10h30 e às 13h30
- Domingos: 10h30.
A capacidade máxima de grupos é de 30 pessoas, por ordem de chegada.


?️ Agendamento de grupos:
(85) 3201-3901

Clique nos links das redes sociais do Museu da Indústria, logo abaixo:

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA