Sindquímica-CE realiza a sua primeira reunião do ano de diretoria

O Sindicatos das Indústrias Químicas do Estado do Ceará - Sindquímica-CE realizou, na tarde desta sexta-feira (27), a sua primeira reunião do ano de diretoria, com a presença do seu presidente, Paulo César Gurgel; do vice-presidente, Beto Chaves; do diretor de Relações Industriais do sindicato e presidente do Instituto Orbitar, Marcos Soares, de todos os membros da diretoria e do assessor jurídico do sindicato, Neto Medeiros. A reunião ocorreu na cobertura da FIEC e teve como pautas a apresentação do calendário de reuniões do Sindquímica em 2023, as ações previstas para o ano e a apresentação do Projeto "A Indústria Química - da Carnaúba à Nanotecnologia".

No primeiro momento, o presidente Paulo Gurgel anunciou para a diretoria, oficialmente, o lançamento do Polo Industrial de Maranguape no próximo dia 11 de março e as empresas do setor químico já confirmadas e que já enviaram cartas de intenção para instalação no local: Grupo Alyne Cosméticos, Vonixx, Afins Cosméticos, Peak Engenharia e Lavezzia - essas duas últimas aguardando a aprovação e assinatura das cartas de intenção. O presidente reforçou ainda que já existem empresas na fila de espera para também abrirem sede no local, demonstrando o sucesso e interesse pelo Polo, mesmo antes do lançamento e abertura. Vale lembrar que o Polo Industrial de Maranguape é um projeto multisetorial, que abrangerá também o Sindconfecções, o Sindroupas e o SIMEC.

Em seguida, foram apresentados os eventos já previstos no primeiro semestre desse ano nos diferentes segmentos filiados ao setor químico, com oportunidades para realização de missões por parte dos diretores e associados do Sindquímica, sendo mais uma grande oportunidade para o desenvolvimento do setor no estado, com a realização de negócios e networking. Também foi apresentado o calendário bimestral de reuniões com associados que, em breve, será levado aos filiados. A Expo Ceará Química 2023 e o 6° Encontro Anual das Indústrias Químicas também já estão com datas fechadas, sendo o primeiro evento nos dias 14 e 15 de setembro e o segundo no dia 24 de novembro.

Ainda na pauta da tarde, o Diretor Setorial de Tintas, Josafá Rebouças, apresentou o projeto de um livro para celebrar os 30 anos do Conselho Regional de Química do Ceará (CRQ-CE) e os 30 anos dele como químico. A obra abordará "A Industrialização e a Quimica no Ceará: da carnaúba à nanotecnologia, uma breve história Química". Trata-se de uma verdadeira obra de arte, na qual Rebouças pretende agregar diversos artistas e personalidades para contar, de forma totalmente criativa e inovadora, a trajetória do setor químico no estado, desde os primórdios da indústria química no Ceará até os dias atuais.

Por fim, o Diretor de Inovação do sindicato, Alexandre Mota, falou sobre o Plastic Day, um projeto de um evento voltado para fortalecer a indústria plástica cearense, por meio de ações de cooperativismo, envolvendo as empresas associadas ao sindicato e outros players do setor. O evento ainda terá uma data a definir, possivelmente no primeiro semestre desse ano, ocorrendo e tendo o apoio da FIEC, Senai, SESI, IEL e Sebrae e organizado pelo setor de Plásticos do Sindquímica e do Instituto Orbitar.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA