Gestores do Sistema FIEC participam de Workshop Feedback para líderes

Executivos de diferentes unidades da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) participaram, hoje, (24/01) do workshop Feedback para lideres, na Casa da Indústria. A iniciativa foi do Departamento de Recursos Humanos da FIEC e o evento foi realizado pelo instituto Eulvaldo Lodi (IEL). “O Feedback é um elemento importante para o exercício da liderança e, por isso, a gerência de Recursos Humanos traz o tema para o desenvolvimento dos líderes. Portanto, nosso intuito é o de que nossos líderes estejam preparados para conduzir este momento de feedback de maneira assertiva, construtiva e humanizada”, disse a Analista de Treinamento de Desenvolvimento do Departamento de Recursos Humanos da FIEC, Natália Vasconselos.

Em mais de três horas de palestra e dinâmicas, a psicóloga e mentora de carreira, Lise Aguiar, ministrou conceitos sobre vários temas que proporcionam ganho de produtividade. Um deles, por exemplo, o foi da comunicação assertiva pautado pelo foco nos assuntos propostos em pauta, com o cuidado dos líderes não desviarem os temas e, dessa maneira, perderem a oportunidade de serem mais assertivos. “A importância disso é que a gente acaba trazendo resultados mais efetivos para a gestão de pessoas, como para os próprios resultados em si. Cada vez mais que o líder aprende ferramentas e, principalmente, o autoconhecimento, ele vai se tornando mais eficaz e capaz de gerir resultados mais expressivos para a equipe, trazendo maior engajamento e motivação dessa liderança de uma maneira muito positiva do que a gente observa hoje na gestão 4.0”, contou.

Outro ponto foi extraído do livro Positive da escritora norte americana Barbara Fredrickson, segundo o qual os coordenadores precisam aplicar a cultura da valorização dos colaboradores, de modo que para cada três elogios, haverá um ponto que precisará ser corrigido, sempre de forma prudente e proporcional. “É dessa maneira que o chefe precisa ser respeitado e não temido”, disse. 

Tema fundamental foi o do feedback entendido como a prática de expressar uma avaliação sobre algo ou alguma coisa. “Feedback representa a prática de expressar uma avaliação ou um ponto de vista sobre o desempenho profissional de alguém”, argumentou.

De forma muito didática, os gestores perceberam como podem repicar os conceitos no dia a dia. “A formação foi mais uma importante ação do nosso time de RH visando o cuidado com as pessoas da nossa instituição. Temos ótimos exemplos nas ações do nosso Presidente e dos nossos Superintendentes. A formação garante que essa cultura seja reproduzida para todos os colaboradores”, definiu o Gerente do SENAI Ceará Parangaba, João Giffoni.
A Coordenadora de Educação a distância do SENAI Ceará, Maria Luiza Maia, complementou: “A Federação das Indústrias do Ceará engrandece seus líderes a partir de iniciativas como essa. Saímos com a certeza de que temos a total capacidade de exercermos as nossas funções de forma mais eficaz, exitosa e propositiva, resultado de uma manhã muito rica”, concluiu.

Na mesma linha, a Coordenadora Pedagógica do SENAI Ceará, em Maracanaú, Ana Paula Melo, disse que o workshop vai contribuir muito para a evolução profissional dela. “O encontro foi valoroso e nos permitiu aprimorarmos os nossos conhecimentos, habilidades e principalmente atitudes, fortalecendo o nosso desenvolvimento profissional”, disse.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA