Ricardo Cavalcante recebe novo Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará e apresenta potencialidades do Estado no setor industrial

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, recebeu, na manhã desta segunda-feira (16/01), o novo Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Salmito Filho, para apresentar as potencialidades do setor industrial e quais demandas são necessárias para fortalecimento da área e do Estado como um todo.

Salmito liderou comitiva de especialistas à Casa da Indústria para descobrir mais sobre Hidrogênio Verdes, energias renováveis, as ações do Observatório da Indústria e os serviços ofertados pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-CE) e SENAI e SESI Ceará. O secretário indicado foi recebido pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, na Sala da Presidência e, em seguida, acompanhou as explanações na Sala de Inteligência do Observatório da Indústria.

Representando a FIEC também estiveram presentes: o Presidente do SINCOPE-CE, Dinalvo Diniz; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor do Departamento Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Diretor de Inovação e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho; o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim; o Consultor em Energia, Jurandir Picanço; a Consultora Internacional em Energia, Monica Saraiva Panik; o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes e o Gerente do Observatório, Guilherme Muchale.

“Nosso objetivo é mostrar o que temos desenvolvido, a exemplo dos projetos de energias renováveis e hidrogênio verde, em conjunto com a UFC e Governo do Estado. Graças ao H2V, hoje temos recursos privados nunca previstos para o Ceará. Outro grande exemplo de excelentes resultados é Observatório da FIEC, que possibilita a entrega de informações estratégicas aos empresários, instituições e governos, através de inteligência artificial”, declarou Ricardo Cavalcante, informando que coloca a FIEC  à disposição do novo Secretário para contribuir no desenvolvimento do estado.

O Coordenador do Núcleo de Energia da Federação, Joaquim Rolim, iniciou as apresentações demonstrando as potencialidades do Ceará no que diz respeito às energias renováveis e ao Hidrogênio Verde. Ele lembrou que o Estado precisa caminhar mais na legislação sobre o tema e ressaltou a necessidade de facilitar as atividades produtivas que promoverão a descarbonização do planeta.

Os Consultores em Energia, Jurandir Picanço e Monica Saraiva Panik, pontuaram a capacidade de o Ceará ser um grande player mundial na produção de energia verde, proveniente de recursos renováveis, especialmente a energia solar e eólica. Eles acrescentaram a oportunidade ímpar que o Estado tem à sua frente para garantir o crescimento da indústria regionalmente.

O Observatório da Indústria foi apresentado pelo Gerente da entidade, Guilherme Muchale. Ele citou diversas atividades realizadas pela equipe multidisciplinar da instituição, ressaltando as possibilidades de trabalho com dados e prospectiva e inteligência de mercado. O Gestor ainda apresentou serviços realizados, como as parcerias com o Ministério da Economia, para rodagem do Custo Brasil; e com a ABDI, que gerou recentemente as Rotas Estratégicas para a Nova Economia até 2030.

Por fim, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-CE) também foi apresentado por meio de um vídeo, considerando toda a expertise adquirida e repassada pelo corpo técnico a partir de formações e capacitações específicas para trabalhadores da indústria.

O secretário indicado para a Sedet, Salmito Filho, agradeceu a colaboração da instituição e avaliou que o trabalho a ser realizado em parceria com a FIEC deve ajudar todo o Ceará. "O que está sendo construído aqui é incrível, muito nos honra e nos orgulha. Precisamos muito da liderança do Presidente Ricardo Cavalcante e da parceria e dos bons convênios com a FIEC. Queremos muito aprender com a Federação, que é protagonista nacional, pois o que está sendo construído tenho muitas dúvidas se tem no Brasil. Precisamos muito construir o Ceará com a FIEC", afirmou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA