Presidente da FIEC recebe gestores da Aegea, instituição vencedora do leilão PPP de esgotamento da Cagece

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, recebeu, na manhã desta quarta-feira (11/01), uma comitiva de Diretores da Aegea, empresa líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, que venceu o leilão PPP de esgotamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

A comitiva da empresa era formada por Rogério de Paula Tavares, Vice-Presidente Institucional da Aegea; Renato de Médicis, Vice-Presidente Regional para o Norte e Nordeste; Andréa Haggstram, Gerente Executiva de Relações Institucionais; e André Facó, Diretor-Presidente da Ambiental Ceará. A FIEC também foi representada in loco pelo Diretor de Inovação e Tecnologia e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho; pelo Presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), Heitor Studart; e pelo Coordenador de Prospectiva e Cooperação Estratégica do Observatório, Lucas Silveira.

A equipe foi recepcionada na Presidência da FIEC, onde assistiu a uma apresentação sobre o potencial cearense no Hidrogênio Verde (H2V). O Governo do Estado já assinou 24 memorandos de entendimento (MoUs) com empresas brasileiras e estrangeiras com o intuito de instalação de plantas de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Desse total, três empresas já avançaram para a assinatura de pré-contratos.

“Nós da FIEC ficamos muito felizes com a visita do grupo gestor da Aegea e nos colocamos à disposição para fortalecer o setor e promover mais oportunidades de emprego e renda aos cearenses. Nossas Casas e serviços podem contribuir de forma efetiva junto à empresa”, declarou Ricardo Cavalcante.

Em seguida, os empresários foram recebidos na Sala de Inteligência do Observatório da Indústria com o intuito de conhecerem as atividades desenvolvidas para empresas, governos e entidades que buscam se posicionar melhor no mercado tendo como base os estudos em dados e prospectivas realizados pela instituição. Foram apresentadas ações relativas à Transformação Digital do Sistema FIEC e do portfólio elaborado pelo Observatório ao longo das suas atividades. 

"A apresentação foi fantástica, foi uma surpresa ver a qualidade de informação processada e inteligência que a FIEC tem acumulado aqui", afirmou o Vice-Presidente Institucional da Aegea, Rogério de Paula Tavares. Segundo ele a parceria será muito útil, pois os dados dispostos serão bem utilizados pela organização. "Entendo que, do ponto de vista geral, a empresa está trazendo investimento para o Estado. Mas, além do investimento, a gente tem a preocupação de trazer dignidade, emprego e tudo isso para as pessoas do Ceará. O apoio da FIEC vai potencializar a nossa atuação", avalia.

Renato de Médicis, Vice-Presidente Regional da Aegea para o Norte e Nordeste, afirmou ter ficado bastante impressionado com os trabalhos desenvolvidos pelo Observatório e pela FIEC como um todo. "O Estado do Ceará já vem impressionando o Brasil e muito por um trabalho como esse da FIEC que está sendo feito e está muito bem estruturado, com qualificação, informação e proximidade com as empresas para gerar emprego, renda e melhorias", ressaltou.

Sobre a Aegea

A Aegea foi criada em 2010 e é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, atendendo hoje mais de 21 milhões de pessoas em 154 municípios, de norte a sul do Brasil. Em breve esses números se ampliarão para cerca de 26 milhões de pessoas e 178 municípios.

A empresa venceu há três meses o leilão da PPP de esgoto da CAGECE. O leilão concedeu a prestação dos serviços de esgotamento sanitário em 24 municípios, composto por 17 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza/Sul e da Região Metropolitana do Cariri, bem como 7 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza/Norte, incluindo a capital, beneficiando mais de 4 milhões de pessoas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA