Comitiva da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro visita o Observatório da Indústria

Uma comitiva da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro visitou, na manhã desta quinta-feira (15/12), o Observatório da Indústria, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O encontro teve como objetivo a explanação das atividades da instituição, bem como a compreensão da sua importância estratégica na utilização de dados para os participantes.

A comitiva era liderada pelo Chefe do Escritório do Sistema de Defesa, Indústria e Academia (SisDIA) da 10ª Região Militar, Coronel Barbosa. Com ele, o grupo de militares era formado por Oficiais que exercem funções nas áres de logística, saúde, inteligência e recursos humanos da Força Militar.

A explanação do portfólio do Observatório da Indústria foi realizada pelo Gerente da Casa, Guilherme Muchale. Ele ressaltou projetos desenvolvidos internamente pela equipe multidisciplinar que forma o Observatório, formada por mais de 70 profissionais de áreas distintas. 

Além de citar parcerias implementadas com entidades como a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ministério da Economia e Banco Mundial, Muchale apresentou ações que tiveram como foco o desenvolvimento sustentável no Ceará, tais como o Atlas Eólico e Solar do Estado e o Masterplan de Economia Criativa, que viabilizou a a escolha da Unesco por Fortaleza como Cidade Criativa do Design.

De acordo com o Coronel Barbosa, a reunião desta quinta decorre de um primeiro momento, no qual houve a apresentação do Observatório por parte do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, para o Comandante da 10ª Região Militar, General Allão, realizada em julho deste ano.

"A partir daí, se verificou realmente a nobreza, a grandeza, a amplitude, a importância a relevância do Observatório da Indústria, no âmbito da FIEC, mas que tem alcance regional e nacional. Baseado nessa leitura, surgiu a diretriz do próprio Comandante da Região de expandir para uma maior divulgação desse potencial que é o Observatório, a determinados escalões e divisões da Região militar. Superou-se a expectativa o fato de que, pelo detalhamento, pela importância dos dados presentes, que eventualmente possa ter interesse na Região Militar", afirmou o Coronel.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA