SENAI Ceará promove 2ª etapa do Programa StartupTech na FIEC

O SENAI-CE realizou nesssa quarta-feira (07/12) a 2ª etapa do Programa StartupTech, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC. Durante duas horas, representantes de dez startups apresentaram de forma presencial e online soluções para situações estratégicas que apresentem algum empecilho e, por isso, são classificadas como dores pelos empresários.

As soluções foram focadas em basicamente três áreas: Eficiência Energética, Digitalização e Conectividade para representantes das seguintes indústrias: Grupo Aline, Cialne, Durametal e Sou Energy.

Para o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, com o evento, o SENAI Ceará se viabiliza como instituição voltada a propiciar o crescimento das indústrias de forma cada vez mais acentuada. “É um encontro importante promovido pela área de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará em conjunto com a  Plataforma industrial do SENAI Nacional e aqui a gente tem a nossa equipe tanto da UNITEC, liderada pelo Professor Tarcísio Bastos como também do Instituto SENAI de Tecnologia com o Carlos Egberto e a equipe dele”, disse.

Paulo André Holanda reforçou que a Unidade tem se destacado em todo o país por promover esse trabalho com as startups: “Então, essa união nos fortalece e nos eleva a condição de protagonista, haja vista que que nós fomos qualificados, esse ano, como uma das melhores regionais do Brasil, em termos de elaboração de projetos, o que mostra a visão estratégica do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, Ricardo Cavalcante e devemos contar também com a participação da diretoria de inovação da FIEC, com a liderança do Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC), Presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIEC (COINTEC) e líder do Observatório da Indústria da FIEC, Sampaio Filho”, finalizou.

O Gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará (UNITEC), Tarcísio Bastos, deixou claro que o papel do SENAI Ceará é também de fazer o aporte, junto com as empresas, em relação aos contratos de prestação de serviço das startups. Uma medida voltada para o aquecimento da economia das indústrias. “Quando a gente fala em UNITEC, a gente fala do próprio Departamento Regional. O trabalho da Unitec é, na realidade, o braço da Direção Regional, o braço do SENAI Ceará, como protagonista do processo de Inovação no Estado do Ceará. E esse é o grande papel. E esse momento é o do SENAI Ceará, realmente, exerce o seu papel protagonista dentro do ecossistema do Estado do Ceará fazendo a conexão da grande empresa com a Startup. A grande empresa traz problemas. Traz desafios e as startups estão aqui apresentando soluções” disse.

O Gestor de Tecnologia e Inovação do Grupo Aline, Carlos Júnior, disse que a iniciativa do Sistema FIEC é assertiva e que vai produzir excelentes resultados. “Nós poderemos melhorar muito a nossa conectividade e a integração entre os processos, passando pelo processo de digitalização, a obtenção dos dados e a integração de todas as etapas do nosso negócio por meio de inteligência e cenários que possam contribuir para que a gente possa tomar as melhores decisões estratégicas e avançar no mercado”, contou.

O Gestor funcional da RMTP Softwares, Felipe Cantal, se mostrou otimista e apontou que essa ação faz parte da missão estratégica das startups. “Viemos apresentar uma solução específica para empresas que trabalham com geração de energia solar. A nossa proposta é a criação de um equipamento, que vai fazer esse controle da geração de energia fotovoltaica, alinhada a uma expectativa do banco, que está financiando todo o equipamento”, finalizou.
O Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica (ISTEMM), Carlos Egberto citou que a tendência será de cada vez mais crescimento.  “Recentemente, inauguramos o HUB de Tecnologia na unidade do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), em Maracanaú, unidade que vai propiciar o crescimento das startups que poderão desenvolver seus projetos com o auxílio da tecnologia de ponta oferecido pelo equipamento. Então, foi um grande passo na direção do fortalecimento desse segmento que tanto contribui para o crescimento das indústrias”, concluiu.

Participaram da 2ª etapa do Programa StartupTech na FIEC as startups:

Autolar Soluções e Projetos de Automação
Energy Grid
Industry Care Congnição Industrial LTDA
PMETRIC
PRODDAX
Realize Soft LTDA
RMTP Softwares
SMARG Factory Soluções em Fábricas Inteligentes
Smart Gears
Trinovatti Tecnologia LTDA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA