Ricardo Cavalcante participa da abertura de curso sobre Hidrogênio Verde na FIEC

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou hoje (06/12), da abertura do curso de capacitação voltado para a implantação de tecnologias relacionadas ao Hidrogênio Verde. A atividade contou com a participação de executivos da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Ao enaltecer a iniciativa de se buscar soluções para a emissão de cada vez menor quantidade de gás carbônico, Ricardo Cavalcante destacou o rico potencial energético de matriz limpa encontrado no Ceará. “A mão-de-obra no setor de energias renováveis e hidrogênio verde vai crescer consideravelmente no Ceará. Vamos receber, nos próximos seis anos, investimentos que nós não vimos nos últimos 72. Durante o projeto H2Brasil, estamos tendo a oportunidade de treinar o que temos de melhor no SESI e SENAI:  os nossos professores. São os nossos colaboradores que estarão difundindo a tecnologia nas nossas escolas, formando novos profissionais e garantindo a empregabilidade da mão-de-obra local”, declarou.

O encontro contou com a participação do Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, que apontou os esforços que o SENAI Ceará está promovendo para se adequar ao tema da transição energética.  “Parabenizo à FIEC, em nome do presidente Ricardo Cavalcante e sua diretoria, pelo protagonismo na pauta do Hidrogênio Verde no estado do Ceará. Agradeço, em especial, ao grupo técnico do H2V da FIEC, coordenado pelo Vice-Presidente Dr. Carlos Prado, com a participação de Jurandir Picanço, Joaquim Rolim, Lauro Fiúza, Jessé Van Griensven e Mônica Panik”, destacou. Paulo André Holanda complementou: “Além da geração de energias renováveis e da produção de hidrogênio verde, existe uma enorme cadeia de fornecedores que precisará de treinamento e SESI, SENAI e IEL estão preparados para atendê-los”, disse.

Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) foi representada pelos consultores Rosana Domingues e Lothar Hoppe e o evento também contou com representantes do Ministério de Minas e Energia, e da Confederação Nacional da Indústria, (CNI).

Este foi apenas o primeiro dia de capacitação, que vai se estender ao longo da semana. Hoje, foram discutidos os seguintes temas:  Situação do grid com as energias renováveis, formas de gestão e programas para implantação de H2Verde, com Celso Mizerani, representando a Key Account Manager B2B Enel X Brasil; Os projetos da Qair Brasil envolvendo H2V, com o Diretor de Operações da Qair Bras, Gustavo R. Silva; Identificação dos projetos do estado/região em termos das Energias Renováveis e dos projetos a serem implantados no futuro próximo envolvendo H2V com o Coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Joaquim Rolim e o Consultor de Energia da Federação, Jurandir Picanço e, por último, Montagem e manutenção de eletrolisadores e células a combustível Apresentação da empresa, dos produtos e discussão sobre a produção de H2 e manutenção de eletrolisadores e células a combustível, com Head of Latin America Operations at H3 Dynamics, Emilio Hoffmann Gomes Neto.

Em março do próximo ano, SESI Ceará e SENAI Ceará vão inaugurar o Centro de Excelência para Transição Energética, na unidade da Barra do Ceará, em Fortaleza, voltado para a formação de mão-de-obra, pesquisa e inovação para a produção de Hidrogênio Verde. Quatro termos de cooperação técnica já foram assinados com grandes empresas globais. São elas: Maersk Training, a Agência de Cooperação Alemã GIZ, Aeris Energy e Enel.

Entre os presentes no momento estivaram ainda o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; e o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA