Museu da Indústria recebe programação da Jornada Mundial do Design

Entre os dias 23 e 26 de Novembro, Fortaleza recebe a 3ª edição da Jornada Mundial do Design, um evento que objetiva apresentar criadores e criações do design local, nacional e internacional. E o Museu da Indústria, equipamento cultural do SESI Ceará, recebe parte da programação.

Com o tema “Design e literatura para um mundo em crise”, a III Jornada Mundial do Design é um evento realizado pela Prefeitura de Fortaleza, já que nossa capital foi chancelada pela UNESCO como Cidade Criativa do Design, em 2019. Alguns dos mais relevantes nomes do design devem fazer parte dos quatro dias de programação, através da ilustração, da xilogravura, da cromologia, da risogragia, da encadernação e outras manifestações, em 18 locais da cidade.

Segundo o gestor do Museu da Indústria, Luis Carlos Sabadia, o evento integra os compromissos assumidos com a Rede de Cidades Criativas da UNESCO. “A conquista da chancela da UNESCO para Fortaleza Cidade Criativa do Design tem empolgado a realização de novos espaços para discussão e planejamento com este tema. Em 2019, foi a Ceará Design Week (que volta em 2023); e, agora, neste final de ano, temos a Jornada Mundial de Design. Ao abrigar parte da programação, o Museu da Indústria exercita um dos nossos temas de interesse, a Economia Criativa, o que acontece também através das Rotas Estratégicas 2025 - iniciativa FIEC/SEBRAE - e também com a participação na Câmara Setorial da Economia Criativa e no Conselho Estadual de Políticas Culturais”, explica.

Programação no Museu da Indústria

Ao Museu da Indústria a Jornada chega no dia 25/11 (sexta-feira), com a seguinte programação, no Auditório:

9h às 11h - Criatividade como motor de desenvolvimento econômico
Stefano Carta (IED/Milão) Eduardo Barroso (Multiexpressão Consultoria), Joaquim Cartaxo (Sebrae) e Cláudia Leitão (Uece)

14h -  Elementos para um Design Regional e Social
Armênia Rocha (Alumiar), Érico Gondim (Corrupio) e Celina Hissa (Catarina Mina)

15h -  Design Social no setor público e privado
Jéssika Moreira (ÍRIS Lab Gov), Aldiane Lima (ACEDESIGN), Senac Cariri e Davi Gomes (SEJUV)

16h -  Design e Literatura nas cidades criativas da UNESCO
Lydia Hounat (UK), Alejandro Garza (MÉX), Alberto Gadanha (CE)

18h - Design para um mundo em crise
Jackson Araújo (SP) e Adélia Borges (SP)

Endereço: Museu da Indústria | Rua Doutor João Moreira, 143, Centro

Acesse aqui a programação completa da III Jornada Mundial do Design
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA