Atlas da Mineração do Ceará é lançado pela FIEC durante a abertura da 6ª edição da Fortaleza Brazil Stone Fair

Teve início, na tarde da última quarta-feira (09/11), a 6ª edição da Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF), evento realizado pelo Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), IEL Ceará, SESI Ceará, SENAI Ceará, CNI, SEBRAE Ceará e apoio do Instituto Brasileiro das Rochas Ornamentais (IBRO) e da Associação Profissional dos Geólogos do Ceará (APGCE).

Durante o evento, que tem como objetivo reunir profissionais do Brasil e de outros países das áreas de arquitetura, construção civil, designers e decoração, entre outros setores, foi lançado o Atlas da Mineração do Ceará.

A ferramenta é resultado de uma iniciativa da FIEC, por meio do Observatório da Indústria, em parceria com o SEBRAE, visando a elaboração de um Atlas composto por mapas e análises geológicas especializadas. O material visa contribuir com o entendimento acerca da ocorrência dos minerais no território cearense, bem como demais informações úteis ao setor da extração mineral, tais como aspectos econômicos, logísticos e ambientais.

O Atlas está disponível na versão on-line, no site do Observatório da Indústria, com a possibilidade de fazer análises a partir da escolha e sobreposição das camadas geográficas, uso de diferentes imagens de satélite, bem como da possibilidade de identificar com detalhe cada localização mineral.

Ainda durante a solenidade de abertura oficial do evento, o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, destacou o crescimento do setor que vendeu 56 mil toneladas, de janeiro a outubro deste ano, e a previsão de que sejam exportadas mais 9,6 mil toneladas. “O mercado de Mármores e Granitos do Estado do Ceará teve um grande aumento financeiro e deve finalizar o ano na casa do US$ 42 milhões vendidos”, completou.
Ainda durante a abertura do evento, o Presidente do Simagran, Carlos Rubens Alencar, ressaltou que o Brasil é, hoje, o quarto maior produtor mundial de rochas ornamentais, cuja cadeia produtiva é integrada por 12 mil empresas de pequeno, médio e grande portes, dando emprego direto a mais de 100 mil pessoas.

Em seguida, Waldomiro Robson, o “Alemão”, foi homenageado pela categoria, com o prémio “Construtores da Utopia”, atribuído a personalidades que ajudaram a construir a história do setor.

“Na visão dos principais membros da cadeia produtiva, Waldomiro Robson, destaca-se como a maior referência e expressão na atividade de mineração de rochas ornamentais destes cem anos do setor”, declarou Carlos Rubens.

Rede Rochas

Os empresários da Rede Rochas, entidade ligada ao Simagran e que estão participando da Feira, celebraram a ascensão do mercado e o fortalecimento da categoria. 

“Hoje, as redes atuam setorialmente, beneficiando coletivamente as empresas de cada setor, as redes se uniram para realizar compras conjuntas a fim de obter ainda mais vantagens competitivas e, juntas, estão fazendo a diferença. É gratificante ver os negócios fluindo, com empresários engajados apresentando bons resultados. O associativismo é imprescindível para o crescimento de qualquer categoria”, afirmou a Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Dana Nunes.

A Rede Rochas faz parte do Programa Geração de Negócios da FIEC, lançado pelo Presidente Ricardo Cavalcante e que tem como objetivo mobilizar, reunir, qualificar e viabilizar negócios entre os setores da indústria e todo o seu encadeamento produtivo, por meio de encontros de negócios que promovam novas oportunidades, estimulando a conexão entre empresários e ações de cooperação que impulsionam a competitividade econômica e a geração de negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA