SESI CE recebe integrantes do SESI MT para transferência de tecnologia ARIS

Durante três dias, de 7 a 9 de novembro, quatro representantes da área de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI de Mato Grosso estiveram no Ceará para participarem da formação em Tecnologia ARIS. “Estamos fazendo a transferência de tecnologia para os representantes do SESI MT aprenderem como é a mecânica do sistema a ser aplicada nas empresas do Mato Grosso. A ideia é que as inovações e tecnologias que nós, no Ceará, desenvolvemos sejam pulverizadas por todo o país. É bom para nós e para os industriais e trabalhadores”, explica o Coordenador do Centro de Inovação do SESI Ceará Bruno Simões.

Vieram do Mato Grosso: o Gerente de Saúde e Segurança Márcio Alves; a Coordenadora de SST Gabriela D’Ávila Laurito; o Engenheiro de Segurança Paulo Camacho; e a Supervisora de Vida Saudável Thaisa Cimitan de Moura. A transferência de tecnologia foi realizada pelos membros do Centro de Inovação do SESI Ceará: além de Bruno Simões, Ana Lívia Castro Sousa - Analista de Estudos Técnicos e Pesquisas; Caroline Diniz - Enfermeira do Trabalho; Juliana de Albuquerque Souza - Analista de Gestão da Inovação; Cláudio Patrício - Médico do Trabalho e Pesquisador; e a Assistente Administrativa Kamila Ketheley.

Segundo o Gerente Márcio Alves, a tecnologia ARIS vai permitir aos empresários do Mato Grosso a compreensão da importância de investir em saúde e qualidade de vida para os trabalhadores. “Os industriais do Mato Grosso têm dificuldade em entender a importância da promoção da saúde, não como um custo, mas como um investimento. Quando se investe na saúde do trabalhador, ele vai produzir mais e melhor. A metodologia ARIS consegue traduzir em números, para os empresários, o retorno desse investimento”, comenta.

Metodologia ARIS

ARIS é uma sigla para Avaliação do Retorno sobre Investimento em Saúde e ajuda a indústria a olhar para dentro e identificar pontos de atenção, em relação à saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, como explica Bruno Simões. “A metodologia traz recursos para a análise da saúde dos trabalhadores e que tipo de retorno pode ser proporcionado. Ao identificar as problemáticas relacionadas à saúde na empresa, é possível traçar um plano de ação para mitigá-las, deixar as pessoas mais saudáveis, resolver situações reais e apresentar um indicador financeiro. O CEO ou o diretor da empresa vai entender que a saúde é um investimento que gera retorno”,

A programação

No primeiro dia de programação, na Casa da Indústria, foi realizada a imersão na ferramenta ARIS, com apresentação da plataforma e do aplicativo. No segundo dia, houve visita à Companhia Siderúrgica do Pecém, cliente do SESI Ceará, com depoimento do Médico do Trabalho Ricardo Galli, responsável pela gestão da saúde dos colaboradores da CSP. E nesta quarta-feira, 9, último dia, foram realizados exercícios práticos para uso e domínio da tecnologia ARIS. A proposta é que, nos próximos meses, o Centro de Inovação do SESI Ceará preste assistência remota ao Departamento Regional de Mato Grosso.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA