76ª Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) discute o futuro do setor no País na FIEC

A 76ª edição da Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) em parceria com a Associação Cearense da Indústria de Panificação (ACIP), Rede Pão e Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan) foi realizada nesta sexta-feira (04/11) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O tradicional evento da panificação nacional discutiu o futuro da indústria da panificação, estratégias de mercado, hábitos de consumo e gestão de negócios. Com uma série de palestras que ocorreram durante todo o dia, o evento também contou com a feira Rede Pão, cujo espaço foi ocupado por mais de 30 stands.

Estiveram presentes no evento: o Diretor da FIEC, Lauro Martins, representando o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes. Representando o setor da panificação e recepcionando os associados e convidados: o Presidente da ABIP, Paulo Menegueli; o Presidente da ACIP, Fernando Fernandes, o Presidente da Rede Pão, Alex Martins; e o Presidente do Sindpan, Ângelo Nunes.

Cerca de 700 convidados, entre empresários, autoridades e colaboradores da panificação e da confeitaria estiveram presentes durante o dia na Casa da Indústria. O objetivo principal do evento foi promover oportunidades, como a troca de experiências entre os empresários de outras regiões a partir da apresentação de cases de sucesso. Além disso, o evento também teve como foco a preparação de sucessores do setor e a viabilização de inovação, integração e parcerias.

O evento iniciou às 8h com um welcome coffee e recepção dos participantes. Após a abertura oficial, foram realizadas três palestras pela manhã, sendo elas: "A saudabilidade da farinha integral e produtos correlatos à luz da nova legislação", ministrada pela Especialista e Engenheira de Alimentos, Solange Fortes; "O novo normal na panificação e confeitaria", com o Especialista em Gestão Empresarial, Emerson Amaral; e a terceira, com o tema "Liderança do futuro: como transformar relações em resultados", pelo Mestre em Liderança Jairo Martiniano.

Durante a tarde, houve um momento para sorteio de brindes, além de outras duas palestras, uma com Luís Farias, considerado o melhor Chef Patisserie do Mundo, cujo tema foi "Conceitos e tendências da panificação e confeitaria mundial", além do Especialista em Desenvolvimento Gerencial Dill Casella, com a palestra magna "Criatividade e Inovação para o futuro da panificação".

Importância do evento

De acordo com Ângelo Nunes, "estamos reunindo a panificação local com a nacional, temos presidentes de sindicatos e associações do Brasil todo reunidos para confraternizar. É um momento muito grande de capacitação, temos vários palestrantes de peso hoje repassando informação e novidades, proporcionando aproximação entre panificadores, troca de experiências e networking. Toda a cadeia do trigo está aqui hoje aprendendo e construindo um novo momento para a panificação cearense", afirmou.

O Presidente da ABIP, Paulo Menegueli, considera que a convenção nacional é importante porque "estamos vivendo um momento de turbulência e de preocupação, saindo de uma pandemia. Passamos um período muito hibernando, mas agora vislumbramos um momento muito novo. Esse encontro é momento de trocar experiências, rever amigos e também projetar o futuro da panificação".

Segundo Menegueli, a perspectiva já começou agora em 2022 após a retomada do crescimento, mesmo no contexto de pandemia. O faturamento do setor, segundo ele, em 2021 foi equivalente a R$ 106 bilhões. "Mesmo dentro de uma pandemia, saindo agora, a troca de experiência através do incentivo que a própria ABIP deu com as entidades, lives, aulas show, revisão de mix, tivemos consultores preparando a turma para o momento. Agora é colher os resultados ainda mais", complementou.

Já Alex Martins, Presidente da Rede Pão, avalia que "a convenção hoje é muito importante visando trazer informações importantes do Brasil inteiro. Isso é de suma importância para direcionar o empresário para qual caminho seguir, principalmente agora no contexto de enfraquecimento da pandemia e entrando em 2023".

O Presidente da ACIP, Fernando Fernandes, disse que "é muito gratificante receber pessoas de vários estados, além de Fortaleza e de todo o Ceará. É um evento que está sendo muito produtivo e com muito conhecimento para a atuação na área da panificação". O gestor complementou que o setor da panificação espera um Natal e um período de Copa do Mundo de muita pujança para a panificação, inclusive com sorteio de prêmios para clientes durante o fim do ano na promoção "Natal de Prêmios é na Padaria", com o sorteio de 10 televisores e 66 cestas natalinas.

Parceria com a FIEC

O Diretor da Federação, Lauro Martins, ressaltou que "a FIEC nunca mediu esforços para contribuir e ajudar o empresariado da panificação do Estado do Ceará. Em nome de todo o sistema, de todo o esforço que a panificação tem feito para superar as adversidades, desejamos sucesso a todos os empresários da indústria".

Já Paulo André Holanda pontuou que "desde que assumi o SENAI e o SESI, a parceria com o Sindpan é muito forte. Sempre fazendo uma parceria em prol dos seus associados. A preocupação sempre foi muito forte com a intenção de fazer com que os associados conseguissem ter uma competitividade melhor e, por consequência, uma produtividade maior".

Durante a tarde, os convidados participaram da palestra Inovação e Conceitos e Tendencias da Panificação e Confeitaria Mundial, com Luiz Farias – Melhor Chef Patisserie do Mundo. O pernambucano Luiz Farias, chef da Academia Bunge e gerente nacional do Serviço de Atendimento ao Cliente Bunge, recebeu o prêmio de melhor chef confeiteiro do mundo em 2016 pela UIBC (Union Internationale de la Boulangerie et Confiserie), autoridade máxima da panificação e confeitaria mundial.

A segunda palestra, e para finalizar o evento, foi do Especialista em Desenvolvimento Gerencial, Dill Casella. O palestrante falou sobre Criatividade e Inovação para o futuro da panificação.
Além disso, Dill autografou o livro “Atitude e Altitude – Uma História Sobre Convivência, Liderança e Criatividade”, pela Editora Vozes. Dill Casella é engenheiro, graduado em Marketing, possui formação em desenvolvimento gerencial, empreendedorismo, PNL e dezenas de outros cursos.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA