FIEC e Pacto Global da ONU no Brasil lançam sexto HUB ODS do país e primeiro do Nordeste

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi escolhida pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil como organização âncora para o HUB ODS do Ceará.

Nesta quinta-feira (03/11), na sede da FIEC, foi realizada a cerimônia de lançamento do programa que visa mobilizar empresas e instituições do estado do Ceará para atuarem com foco em ações mais sustentáveis, inclusivas e justas.

Na ocasião estavam presentes o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, juntamente com CEO do Pacto Global no Brasil, Carlo Pereira; o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Artur Bruno; Presidente do BNB, José Gomes da Costa; Conselheiro ESG e Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando; Vice – Prefeito de Fortaleza e Superintendente do Iplanfor, Élcio Batista; Diretor da CNI e ex-presidente da FIEC, Fernando Cirino; Empreendedora Social e Fundadora da Somos Um, Ticiana Rolim; Vice-Presidente da Cerbras, Ticiana Mota; Vice-Presidente Industrial da Cerbras, Mariana Mota; Coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola, Alana Barros; Coordenadora de Sustentabilidade da M.Dias Branco, Thays Garcia; Diretor Superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo; Diretor Administrativo Financeiro do Sebrae Ceará, Airton Gonçalves; Presidente da Facic, Chico Barreto; Gerente Geral de Relações Institucionais e Comunicação da CSP, Ricardo Parente; o 1° Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; os Vice-Presidentes  André Montenegro, Jaime Bellicanta, os Diretores Administrativo e Financeiro da FIEC, Chico Esteves e Edgar Gadelha; o Diretor Financeiro e Administrativo Adjunto, Carlos Rubens; o Diretor de Inovação da Federação e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho; Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN)  da FIEC, Karina Frota; o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale; a Coordenadora do Núcleo ESG no Sistema FIEC, Alcileia Sena de Farias, além da Analista de Adesão e Engajamento do Pacto Global no Brasil, Laura Pujol;  a Coordenadora do Blue Keepers, Gabriela Otero; Diretor de Comércio Exterior da FIEC e Presidente do CIC, Marcos Soares e a Presidente do Sindcafé, Milene Pereira.

O Presidente da FIEC iniciou o evento destacando a importância desta cerimônia na Casa da Indústria e o quanto simboliza um novo marco das relações econômicas, produtivas e culturais. Além de demonstrar o compromisso que a FIEC tem com o futuro do Ceará, Brasil e de todo o mundo”.

“É nosso propósito trabalhar por uma indústria forte, inovadora, competitiva e sustentável, com presença global e geradora de oportunidades para todos. E para ser forte e inovadora, a indústria suscita um ambiente onde a sustentabilidade seja bem mais que um conceito, seja uma prática presente na cultura local. A sustentabilidade está no DNA do Sistema FIEC”.

Ricardo Cavalcante destacou ainda a importância do HUB ODS para a Federação. “Quando aceitamos o convite da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, para sermos a organização âncora com a instalação do Hub ODS do Ceará, o fizemos com a certeza de que estávamos preparados para dar a nossa contribuição, na construção coletiva de um plano de trabalho  que integre e engaje um número crescente e contínuo de indústrias, empresas e organizações dos mais diferentes segmentos econômicos, sociais e culturais, na adoção da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas”, declarou Ricardo Cavalcante.

Em seguida, o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Artur Bruno, ressaltou que o Crescimento econômico só faz sentido se tiver inclusão social e sustentabilidade social. “A FIEC está dando exemplo aos seus associados, e aos sindicatos de empreendedores, fundamentais para o nosso estado e para os governos, da importância da transição sistêmica. Nós temos uma grande parceria com o Sistema S e tenho certeza que só vai aumentar com a nova gestão” disse Artur Bruno.

Na sequência, o Vice-Prefeito de Fortaleza parabenizou o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e a todos do Sistema S. “Desejo que esse pacto possa envolver não só a FIEC, mas também os líderes empresariais e de outras federações, para que eles também se comprometam com o objetivo do Pacto e que possamos levar as inovações de sustentabilidade para todos os municípios do Estado”, completou Élcio Batista.

Carlo Pereira iniciou sua fala dando detalhes sobre o trabalho do Pacto Global da ONU no Brasil, que lançou iniciativas como o programa Ambição 2030 – um chamado às companhias para que adotem ações concretas dentro de sete eixos conectados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas. “80% da população brasileira quer que as empresas tomem uma atitude em relação a temas importantes para a sociedade, como sustentabilidade e diversidade. Esses mesmos 80% demandam que a liderança empresarial venha à frente para falar desses temas”, afirmou.

Sobre a parceria com a FIEC, Carlos destacou a importância do lançamento do primeiro HUB de ODS está acontecendo no Ceará e o quanto marca a aproximação do Pacto Global com as organizações presentes na Região Nordeste”, disse.

O HUB ODS Ceará é o sexto do País e o primeiro do Nordeste, o que faz desse lançamento um marco para o programa, que consolida sua expansão por meio da presença em quatro macrorregiões brasileiras: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

A FIEC, representada pelo seu Núcleo ESG e pelo Observatório da Indústria, foi identificada como relevante instituição por sua capilaridade, estrutura de mobilização e engajamento do setor produtivo, bem como os cases de sucesso de atuação em rede, a exemplo dos projetos premiados internacionalmente do seu masterplan setorial.

A iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil visa acelerar, por meio de parcerias regionais, o envolvimento do setor empresarial com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030. A partir do HUB ODS, a FIEC terá a função de mobilizar empresas e instituições do estado do Ceará para atuar em direção aos 17 ODS, com foco em ações mais sustentáveis, inclusivas e justas, visando, por exemplo, a erradicação da pobreza e o fortalecimento das energias renováveis e acessíveis.

A FIEC, por meio de seu núcleo de ESG e do Observatório, será a organização âncora no Ceará, com o intuito de contribuir no âmbito operacional e estratégico, criando conjuntamente um plano de ação para engajar o setor empresarial do estado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ao final do evento, colaboradoras das empresas Solar Coca-Cola; Cerbras e M.Dias Branco apresentaram exemplos positivos e já engajados com os princípios dos ODS e  projetos que tem total conexão com a agenda disseminada pelo Pacto Global da ONU.

Membros do Pacto Global da ONU conhecem o Observatório da Indústria

Ainda durante a visita à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a comitiva do Pacto Global da ONU conheceu o Observatório da Indústria e o potencial de produção de hidrogênio verde no Ceará. As apresentações foram realizadas pelo Coordenador de energia na FIEC, Joaquim Rolim; o Diretor de Inovação da Federação e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho e o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale.

Joaquim apresentou a alta capacidade de produção de hidrogênio verde que o Ceará tem, com mais de 20 memorandos de entendimento já assinados entre empresas multinacionais e o Governo do Ceará, os quais darão um impulso econômico e social ao estado. E o Observatório mostrou toda a sua capacidade de geração de dados algumas das ações já desenvolvidas, como o monitoramento do Custo Brasil (realizado para o Ministério da Economia); o projeto Rastum, de rastreamento da cadeia de atum no Ceará; além de parcerias firmadas com prefeituras e empresas privadas.

Sobre o HUB ODS

O HUB ODS é o programa do Pacto Global da ONU no Brasil que tem como objetivo aumentar a ambição regional para o alcance das metas propostas pela Agenda de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

O Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e convida as organizações do setor empresarial a alinhar estratégias e operações aos 10 Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

O Pacto Global dispõe de 70 redes locais em mais de 160 países, com mais de 17 mil empresas inscritas. O Brasil é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1,7 mil integrantes. O HUB ODS é um programa exclusivo do Pacto Global da ONU no Brasil, e hoje está presente em 5 estados: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Amazonas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA