SENAI inicia missão internacional de Hidrogênio Verde na Alemanha

A especialista técnica em energias renováveis do SENAI, Isabela Maciel, e o gerente do SENAI Barra do Ceará, Sales Brandão, iniciaram hoje, dia 31.10, uma imersão em universidades e institutos de pesquisa alemães.
A atividade faz parte do programa de cooperação bilateral “H2Brasil” entre Alemanha e Brasil, uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência de Cooperação Alemã (GIZ).

O objetivo da missão é conhecer conceitos de educação profissional e universitária no campo da tecnologia do Hidrogênio Verde e sua aplicação na Alemanha. Além disso, os participantes conhecerão os respectivos desenvolvimentos tecnológicos e terão a oportunidade de estabelecer possíveis parcerias com instituições alemãs nas áreas de pesquisa e ensino profissionalizante.

Durante os dias 31.10 a 04.11, os representantes da delegação irão visitar o Parque Industrial de Höchst, a Universidade Técnica de Colônia, o Centro de Competência de Hidrogênio H2Herten, o Instituto Federal de Formação Profissional em Bonn e o Centro de Pesquisa Jülich.

Essa ação contribuirá com o desenvolvimento dos primeiros cursos de Hidrogênio Verde do Ceará. Em paralelo, 21 colaboradores do SESI e SENAI estão sendo treinados sobre a tecnologia e bancadas didáticas estão sendo adquiridas para compor os laboratórios do Centro de Excelência para Transição Energética, que será localizado no SENAI Barra do Ceará.

As atividades dos projetos estão sendo conduzidas pelo SENAI Departamento Nacional e também fazem parte do projeto os SENAI do Rio Grande do Norte, Paraná, Bahia, São Paulo e Santa Catarina. O trabalho em rede proporcionou a criação do Itinerário Nacional do Hidrogênio, que prevê a criação de 5 cursos de hidrogênio verde.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA