Ricardo Cavalcante recebe comitiva de missão empresarial dinamarquesa com vistas ao mercado de energia eólica offshore do Ceará

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, recebeu, nesta quinta-feira (20/10), membros da comitiva de empresários dinamarqueses - missão "Innowind - geração de energia eólica offshore",  na Casa da Indústria. Os empresários fazem visitas a diversas instituições estratégicas e empresas voltadas ao setor de energia renovável no estado. A ação foi articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet) e contou com representantes das empresas DAFA, HOVE, EIVA, Blue Watershipping, Businessacademy Southwest, Force Technology, Ramboll, Energycluster Denmark e Danish TradeCouncil.

Da FIEC,  participaram do encontro o 1° Vice-presidente, Carlos Prado; a Vice-Presidente da FIEC e Secretária Executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros ; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Diretor Financeiro, Chico Esteves; o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes; o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; a Gerente do CIN, Karina Frota; e o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale. 

O encontro teve ainda  a presença de integrantes de outras instituições, como a Sedet, representada pelo seu secretário, Maia Júnior; o Secretário Executivo de Comércio e Inovação, Julio Cavalcante Neto; além do Coordenador de Atração de Empreendimentos Industriais Estruturantes, Sergio Araújo. A UFC foi representada pelo Pró-Reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Augusto Teixeira de Albuquerque. O Professor Tarique Cavalcante representou o IFCE. Também esteve presente o Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil do Ceará, Célio Fernando.

O Presidente Ricardo Cavalcante deu as boas-vindas ao grupo e desejou que os seus projetos de negócio obtenham sucesso. Ele apresentou a FIEC como um todo e citou as atividades desempenhadas pelas casas que compõem o Sistema S no Ceará. "Para nós é grande a honra em poder recebê-los aqui. A Federação está de portas abertas para todos os empresários dinamarqueses e de todo o mundo. Esse intercâmbio que está sendo feito junto com o Estado é muito positivo e, caso vocês precisem se conectar ou entender melhor como atuam os nossos sindicatos, podemos fazer essa conexão", afirmou.

Após a abertura do evento, o Consultor em Energia da Federação, Jurandir Picanço, realizou uma apresentação sobre a capacidade e viabilidade de produção do hidrogênio verde no Ceará, elencando pontos positivos e possibilidades de investimento nessa nova cadeia produtiva. Em seguida, Paulo André Holanda, responsável no Estado pela gestão do SESI e do SENAI, ressaltou as atividades desempenhadas pelas instituições, bem como produtos desenvolvidos e inovações destacadas com capacidade de contribuição aos empresários. A formação técnica de profissionais para atuação nessas empresas também foi apontada como um dos pontos fortes a serem desenvolvidos pelo SENAI.

Em continuidade, a Gerente do CIN, Karina Frota, ressaltou os serviços disponibilizados na entidade para internacionalização de empresas e como as soluções desenvolvidas podem se conectar às realidades dessas multinacionais. O Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, usou o seu tempo para apresentar não só o portfólio da instituição, como demonstrar aplicações das tecnologias em dados disponibilizadas pelo Observatório, como a mensuração de mercados e a avaliação de necessidades de determinada área.

Para finalizar, representantes das empresas Dafa, Hove, Eiva, Blue Watershipping, Business Academy Southwest e Force Technology mostraram seus negócios e interesses no Brasil, tendo em vista seus mercados de atuação. De acordo com o representante da Energy Cluster Denmark, Gustavo Ferraz de Luna, ressaltou que a "missão da organização é fomentar a inovação e a colaboração da indústria dinamarquesa com o mercado nacional e outros mercados importantes de energia no mundo".

A Comitiva Dinamarquesa 

A Comitiva contou com representantes de seis empresas dinamarquesas. Pela Dafa, o Engenheiro de Vendas Clayton Usher; pela Hove, os Gerentes para o Brasil e para os Estados Unidos, respectivamente, Olavo Batista e Peter Hansen; representando a Eiva, o Gerente de Desenvolvimento de Negócios Antonio Felipe Silva; da Blue Watershipping, estiveram presentes o Head de Renováveis para as Américas, John O'Keefe; o Vice-Presidente do Terminal de Operações para as Américas, Jens Anker Gents; e o Gerente de Projetos Especiais, Michel Ricardo Fagundes. À frente da Business Academy Southwest, o Head de Negócios Aplicados à Ciência, Flemming, Østergaard. Também estiveram presentes Leif Jeppesen, Vice-Presidente da Force Technology; Raoni Honorio dos Santos, Engenheiro de Meio Ambiente e Especialista em Eólica para o Brasil da Ramboll; Gustavo Ferraz de Luna, Gerente de Projetos Internacionais da Energy Cluster Denmark; e Lucas Barbosa, Head da Consultoria de Energia Eólica da Danish Trade Council.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA