IEL Ceará e Núcleo de Energia da FIEC: uma parceria para impulsionar a inovação em um dos setores que mais se desenvolvem no Estado

A inovação aberta é um dos principais modelos para grandes empresas inovarem atualmente. Mas, este processo exige um match entre startups e ambientes de inovação para que as conexões gerem impactos no ecossistema. Pensando nisso, o Hub de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) iniciou um processo de aproximação com o Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) no intuito de identificar oportunidades de projetos de Open Innovation (Inovação Aberta), conectando empresas com startups e suas soluções inovadoras. Uma reunião inicial entre as instituições foi realizada na última terça-feira (11/10), com a participação do time do Hub do IEL Ceará (Fábio Braga, head, Moésio Bastos e Fernando Niemeyer, analistas de inovação), do coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, e do consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço.  

A inovação aberta tem sido um assunto cada vez mais debatido e aplicado por organizações em seus novos planos de negócios, atingindo empresas de mais setores e de porte menor, segundo especialistas. De acordo com a plataforma Top 100 Open Startups, 32 corporações praticavam a inovação aberta com startups no Brasil em 2020. Juntas, essas companhias geraram 420 relacionamentos, que se converteram em 52 milhões de reais em negócios em 2020, ante 13 milhões de reais em 2019.

“A inovação é peça fundamental para acelerar a transição para um mundo neutro em carbono. Por isso, enxergamos um amplo campo a ser explorado, especialmente no Ceará, que é um verdadeiro celeiro das energias renováveis. Open Innovation é uma atividade presente e necessária em ecossistemas como o nosso e crescente entre as empresas em busca de novas soluções para seus problemas, sobretudo em segmentos tão promissores como o de energias renováveis. Trabalharmos juntos com o Núcleo de Energia da FIEC, que tem protagonizado um trabalho muito intenso no Estado visando o desenvolvimento do setor, nos ajudará a nos aproximar das empresas e a identificar as oportunidades de atuação”, explica o head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fábio Braga.

Continuando as ações de aproximação com o setor, o time do Hub participou nesta sexta-feira (14/10) da 10ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Energias da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). A reunião contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque, e do diretor e fundador da Hytron, Daniel Lopes. A Hytron é uma empresa de base tecnológica focada em inovação para os setores de energia e gases industriais. Foi fundada por um cearense, como projeto uma spin-off da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e posteriormente foi adquirida por uma gigante do setor energético da Alemanha. Daniel deu uma palestra sobre “Como Transformar Ciência em Negócios Inovadores".

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA