Executivos da Maersk visitam instalações das unidades do SENAI Jacarecanga e Barra do Ceará

Na última sexta-feira (07/10), a equipe do SENAI Ceará recebeu no SENAI Jacarecanga e no SENAI Barra do Ceará, Jan Matthiesen, gerente global de HSEQ da Maersk Training, e Patrick Modolo, Diretor da Maersk Training no Brasil. A visita teve como objetivo definir o cronograma de implantação da parceria entre o SENAI e a Maersk Training que visa a oferta de cursos no padrão da Organização Global de Eólica (Global Wind Organisation), além da validação da infraestrutura prevista para os cursos.

A parceria faz parte das ações do Centro de Excelência para Transição Energética que já está sendo implementado no SENAI Barra do Ceará e contará com parceiros importantes como Maersk Training, GIZ e Aeris. Essa ação tem como objetivo atender à crescente demanda de profissionais qualificados no Ceará na área de energia renováveis. O estado já possui destaque em relação ao número de parques solares e eólicos e, com a implantação do Hub de Hidrogênio Verde, tem uma projeção de crescimento ainda maior nos próximos anos.

O diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, está em uma missão internacional da CNI na Alemanha e Finlândia, mas acompanhou o momento remotamente e destacou que “a parceria com a Maersk Training, que possui qualidade reconhecida mundialmente, é importantíssima para a ampliação do portfólio de cursos do SENAI e ajudam a fortalecer a missão do SENAI de contribuir com o desenvolvimento da indústria local.” Além disso, ele destaca que essas parcerias estão sendo firmadas para contribuir com o trabalho do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e sua diretoria, grandes impulsionadores do Hub de Hidrogênio Verde do Ceará.

Durante a visita, foram apresentados os laboratórios de segurança do trabalho existentes no SENAI Jacarecanga e os laboratórios de energia do SENAI Barra do Ceará. A oferta do Treinamento Básico de Segurança (Basic Safety Trainig) no padrão da GWO deverá iniciar temporariamente no SENAI Jacarecanga, mas a partir de 2023, após a conclusão das obras do Centro de Excelência, o curso será ofertado na unidade Barra do Ceará.

Segundo a Especialista Técnica em Energias Renováveis do SENAI Ceará, Isabela Maciel, o gerente global e o diretor da Maersk Training gostaram bastante da infraestrutura dos laboratórios de ambas as unidades do SENAI e todas os encaminhamentos estão sendo tratados com muita celeridade para que a oferta ocorra com alto nível de qualidade e o mais rápido possível: os cursos que estarão disponíveis ao público são o Treinamento Básico de Segurança (do inglês, BST) e o Treinamento Técnico Básico (do inglês, BTT), voltados para segurança dos profissionais que trabalham em parques eólicos e para a manutenção elétrica, mecânica, hidráulica e instalação de aerogeradores, respectivamente. Ambos os treinamentos possuem validade internacional, conforme estabelece a associação GWO.

Também participaram da visita o gerente da UNITEC, Tarcísio Bastos; a Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará (UNED) , Sonia Parente; o Gerente do SENAI Barra do Ceará, Sales Brandão; o Gerente da Engenharia da FIEC, Jefferson Medeiros; o Especialista Técnico do SENAI, José Filho; o Engenheiro Civil da FIEC, Pedro Augusto; a Analista de Infraestrutura, Beatriz Petenlikar e a Analista de Infraestrutura, Clara Leal.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA